segunda-feira, 29 de junho de 2009

Caos em Honduras. Supremo versus Zelaya


O CASO ZELAYA

Militares prendem o presidente

Crise Total em Honduras

Domingo das Bananas e das Quebras Institucionais...

Correio da Lapa - Notícia Comentada

O Supremo Tribunal Federal cassou o presidente Manuel Zelaya de Honduras (foto). O Congresso Nacional em Tegucigalpa nomeou substituto. O Exército do pequeno e pobre país da América Central prendeu Zelaya. A mídia da republiqueta divulgou que Zelaya tinha renunciado, mas este negou esta versão e denunciou um golpe militar. O presidente venezuelano Hugo Chávez, que desde quinta-feira vinha condenando a CNN por divulgar só a morte de Michael Jackson e quase silenciando sobre a crise institucional em Honduras, prometeu levar Zelaya de volta à suprema magistratura. A OEA - incluindo o Brasil - condenou o que chamou de golpe de Estado.

Sem conhecimento pleno da verdade, só tititi e versões de lado a lado, lê-se tudo na internet, que Zelaya desafiou o Supremo, o Congresso e parte de seu próprio partido político ao decidir implementar na marra um plebiscito prevendo reformas constitucionais com direito de reeleição para presidente.

O golpe estilo século 21, apesar dos atores de sempre, tem um ingrediente novo: justo a internet, a nossa possibilidade de ver detalhes da crise, suas origens, tudo em segundos... Artigos da Constituição, decisões judiciais e políticas, tudo à velocidade da luz, os desdobramentos.

Chávez, que em 1992 tentou um golpe militar e que em 2002 enfrentaria uma tentativa de golpe, conhece bem o esquema. Mas mal sabe ele, e mal sabemos nós, onde isso vai parar. O presidente boliviano Evo Morales, constitucionalista bolivariano na marra, analisa a crise no mesmos tom: diz que Zelaya é democracia por outros meios, pela via direta da consulta popular.

Se a moda pega no Brasil, o presidente Lula poderia se perpetuar na Presidência. Mas Lula não é do ramo bolivariano. Provou e gostou da democracia, o pior dos sistemas, entre os únicos que a gente tolera como advertiu o saudoso Churchill 60 ou 70 anos atrás...

E last but not least, se não falha a memória, ou para refrescar a de Evo Morales, não teria sido Clausewitz quem escreveu que a guera é a política por outros meios? O tom parlamentar está ficando cada vez mais belicista nas democracias da Venezuela, Bolívia, do Equador e de Honduras. Isso é ruim para todos os países latinos. O continente parece andar para trás.

Por Alfredo Herkenhoff