A imprensa celebra o fenômeno Twitter mas esquece outras aplicações do programa
Deu no site Observatório da Imprensa
Por Carlos Castilho em 24/3/2009
A exemplo do que já aconteceu no passado com as páginas web pessoais, depois com os weblogs, com o mundo virtual do Second Life e com as comunidades online tipo Orkut, agora chegou a vez do Twitter ser elevado à categoria de modismo do momento, em matéria de novidades da internet que vendem revistas e jornais.
O Twitter, um sistema de micromensagens online com textos de até 140 caracteres, já tem três anos de existência e era usado basicamente para os usuários (quase todos nerds[) avisarem os seus amigos (seguidores no jargão dos twitters) sobre o que estavam fazendo no momento ou para os alertar sobre eventos importantes.
Agora, o Twitter virou a bola da vez na mídia, principalmente porque passou a ser visto também como uma forma de ganhar dinheiro. Foi isso que basicamente disparou a avalancha de matérias publicadas tanto na imprensa brasileira como na estrangeira, apoiada em estatísticas bombásticas como a que aponta o crescimento de 1.382% no número de usuários desde março de 2008.
(...) O fato de você poder saber a todo momento o que o seu guru virtual está fazendo, ou pretende fazer, foi o suficiente para um novo impulso à corrida pela visibilidade online, com internautas disputando um ranking de seguidores. Nessa corrida vale trocar listas de simpatizantes e usar o Twitter pessoal para fazer publicidade de empresas, como a Telefônica, de São Paulo.
Acontece que o Twitter não é só isso. Ele é usado desde 2007 como uma eficiente ferramenta de mobilização social e política, especialmente em países submetidos a regimes autoritários. As micromensagens online, junto com os “torpedos” por telefone celular, são hoje a principal forma de comunicação para organizar as chamadas flash mobs (protestos instantâneos), que já deram tantas dores de cabeça a governantes de países como o Egito, Filipinas e Bielo-Rússia.
PARA LER O ARTIGO COMPLETO, ANOTE O ENDEREÇO DA INTERNET (O OBSERVATÓRIO TAMBÉM ESTÁ RANQUEADO NA LISTA DE LINKS FAVORITOS DO CORREIO DA LAPA)>
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id_blog=2&id={45DA6A3C-ED0E-4411-9B77-FA9117F5AB96
OU ANOTE SIMPLESMENTE>
http://www.observatoriodaimprensa.com.br