terça-feira, 12 de maio de 2009

Fidel acusa México: escondem epidemia por causa de Obama

Fidel acusa México de mentir sobre vírus H1 N1 para salvar visita de Barack Obama daqui a quatro dias. Já são 5.2521 casos da gripe A no mundo


O dirigente Fidel Castro acusou o México de esconder números de uma epidemia de gripe A H1N1 para não impedir a visita do presidente Barack Obama no próximo fim de semana. Cuba suspendeu os voos para o México, o que irritou o governo do presidente Felipe Calderón, que ameaça cancelar visita à ilha.

"As autoridades mexicanas não informaram ao mundo a presença da gripe esperando a visita de Obama. Agora nos ameaçam com suspender a do presidente Calderón", afirma Fidel num artigo publicado no site Cubadebate.

"Neste momento nós e dezenas de outros países pagamos o pato e ainda nos acusam de medidas lesivas ao México", completa o texto, em uma referência à decisão de Cuba de suspender, desde 29 de abril, os voos para o país. No México, 25 hotéis de Cancún e Riviera Maya foram fechados por falta de hóspedes.

A Finlândia também confirmou os dois primeiros casos de gripe A (H1N1) nesta terça-feira. Os pacientes são dois jovens que retornaram recentemente de uma viagem ao México.

Além disso, Bangcoc confirmou os casos de dois tailandeses que viajaram ao México de modo separado e que, segundo o governo, estão completamente curados.

Boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira registra 5.251 casos de infecção com a gripe a. Mais três países confirmaram os primeiros casos: Cuba, Tailândia e Finlândia. São agora 61 mortes em 30 países. Os EUA, com 2.600 casos e três mortes, . O México tem 2.059 casos e 56 mortes. O Canadá com 330 casos e um óbito.A Costa Rica também registra uma morte.

No Brasil, há 32 casos sob monitoração e oito infecções. E tem Méxcio também na origem de boa parte dos casos.