quinta-feira, 25 de março de 2010

Vasco demite Mancini. Dinamite, que cruz é essa?

CORREIO DA LAPA
PAPO DE TORCEDOR


Roberto Dinamite, o milagre do fracasso

Sai o Técnico Mancini, Continua o Caos no Gigante da Colina


O novo uniforme do Vasco reflete o tempo das Cruzadas, aquela longa e dolorosa impossibilidade de matar os muçulmanos no auge da fé em Maomé para libertar a Terra Santa mil anos atrás. Não é o tamanho da cruz que simboliza a beleza de um uniforme ou de uma paixão. A cruz, instrumento de tortura e símbolo da fé e de sacrifício de Cristo, está muito pesada para o Vasco e, especialmente, para Roberto Dinamite, que anda delirando com sonhos de que a Colina é uma Jerusalém Liberada. Não, a Colina é a Barreira do Vasco decepcionada.

Roberto Dinamite foi leito comandante supremo do Vasco com apoio maciço da grande mídia e do poder executivo em Brasília e no Palácio Guanabara. O Vasco estava na rabuda do Brasileiro de 2008. Caiu e Dinamite, com o apoio crescente, conseguiu botar a culpa pelo rebaixamento para a série B no ex-chefe Eurico Miranda. O Vasco brilhou fora da elite em 2009, conquistou seu pior título, aquele que ninguém forte quer, e voltou para a Série A. Mas já neste Carioca, o Gigante da Colina dá sinais de problemas extra-campo.

A derrota da noite passada para o então lanterna Americano, em pleno S. Januário, custou o cargo ao técnico Mancini.Mas como diz o verdadeiro responsável pela crise, futebol é resultado.O time até que mostrou garra, mandou dois petardos nas traves, travessão e tal, mas e daí? O time não tem culpa de ser fraco e perder por 3 a 2. O time não está unido.


Como político, Roberto Dinamite entende de vaidade, tudo é vaidade, imagem é tudo, é até mais do que o resultado. Lembremos números e datas: Dinamite foi eleito presidente do Conselho Deliberativo num sábado, 21/06/2008, quando se realizavam as primeiras partidas da décima-sétima rodada do Brasileiro. No domingo, 22, o Vasco, jogando em casa, já comemorando o novo líder, perderia para o Palmeiras por 2 a 0. No sábado, 28 de junho, Dinamite super festejado, e Antonio Lopes, o técnico amigo de Eurico se sentindo acuado, veriam o Vasco em casa vencer o Ipatinga por 4 a 2. Dinamite já mandava e desmandava, mas só tomou posse em 1 de julho. Então essa história de que Dinamite não tem culpa em cartório pelo rebaixamento do Vasco para a Serie B em 2008 não procede. É balela. Ele teve como presidente as 19 rodadas do segundo turno de 2008 e ainda as três últimas do primeiro turno como chefe de fato para botar o time em ordem, para dar alento, moral. Mas que nada. Imagem é tudo. Tirou Lopes e botou o amigo Tita, que fracassou. E aí chamou Renato Gaúcho, expert em rebaixamento no Flu, para completar o serviço. Deu no que deu. O resultado é tudo: teve até torcedor vascaino tentando suicídio no teto de S. Januário.

Botaram a culpa no "deplorável Eurico", o terror de todo torcedor rubro-negro, mas este cartola, por mais polêmico que seja, inimigo da Rede Globo, alvo da CPI e tal, é um nome que deu muitos títulos ao Gigante da Colina, Vasco ganhou nacionais, Libertadores e foi vice mundial da Fifa duas vezes. Aliás, Eurico também conquistou muitos vices no Cariocão. Mas não há dúvida. O mal que Roberto Dinamite fez ao Vasco nos seus primeiros seis meses superou tudo o que de pior Eurico conseguiu em duas décadas como manda-chuva.


Futebol é resultado. A galera rubro-negra agradece a Dinamite, amiguinho de Márcio Braga, co-irmão, pelo prestígio do Vasco junto ao governador Sérgio Cabral, Lula e Eletrobras. Com tantos inimigos e sempre encarando o Mais Querido, Eurico ganhou fama de vilão na grande mídia. Mas dá pra imaginar que o seu retorno vai acabar acontecendo mais ou cedo tarde por imposição da paixão de torcedores vascainos diante dos resultados.

O grande jornalista e premiado escritor e roteirista José Louzeiro, produziu uma biografia sobre Eurico. Mas acho que ainda está inédita. Detalhe: Louzeiro me disse que admira a força, a paixão e a competência de Eurico como vascaíno. Detalhe: Louzeiro me disse que não liga a mínima para futebol, apenas para a paixão dos homens e para o mistério do milagre da vida.

Como sou moderamente Mengão, torço para o Vasco vencer o Fluminense no fim de semana porque isso nos interessa na tabela. O Vasco está em terceiro e ameaça perder a vaga na semifinal para o Botafogo e o América do cartola Romário.

Por Alfredo Herkenhoff