segunda-feira, 13 de abril de 2009

Coluna do Alfredo: Cristian não fez gesto obsceno. Bolívia é Somália sem mar.

O ex-rubro-negro Cristian não fez gesto obsceno com dois dedos em riste ao comemorar gol do Corinthians

Evo Morales, a greve de fome, a fome na Bolívia, a vontade do presidente de matar a si próprio e a vontade de matar na Bolívia, uma Somália sem mar

A globalização da mentira é também uma forma de pirataria

Piratas somalis juraram vingança contra os Estados Unidos por causa da operação de guerra que salvou um refém americano no Oceano Índico







Por Alfredo Herkenhoff


Em defesa de Cristian

O meia Cristian, ex-Flamengo, time que ele defendeu com galhardia, mas que como Marcelinho Paraíba não teve como ali permanecer, não fez gesto obsceno ao erguer os dedos indicadores depois de marcar o gol da vitória corinthiana nos acréscimos do segundo tempo contra o São Paulo. O gol da virada foi comemorado sem nenhuma lascívia. O gesto mais parecia de um caubói vencendo um duelo e efetuando disparos para o alto com um colt em cada mão. Ver obscenidade no gesto de Cristian é pensar burramente que, por metonímia, todo gesto de dedo em riste seja fálico e obsceno. Foi um gesto agressivo de desabafo. Futebol é o tal rude esporte. Não é tênis. É de alta voltagem e de choques.

É provável que, mesmo que a defesa de Cristian faça alegações nesta linha, o jogador seja punido. O fato de Cristian ter pedido desculpa pelo gesto não o isenta de inocência. Nesta argumentação aqui, ele é inocente e ponto. O pedido de desculpa corrobora a tese que alguns podem achar estapafúrdia. O pedido de desculpa, que normalmente equivale a uma confissão de culpa, neste caso, entretanto, sustenta a própria burrice do gesto como um gesto burro, como costuma ser burra a obviedade da violência dos revólveres. Revólver não é arma política nem sexual. Não é arma inteligente. Arma de política é a artimanha, são os mísseis teleguiados, o dinheiro, os jatos de última geração. Revólver é arma de polícia, arma bruta. As duas mãos armadas de Cristian não tinham pênis, tinham revólveres, eram apenas uma justa e explosiva comemoração.

Mas a Justiça Esportiva no Brasil... Ah! Anda um abacaxi! A Justiça comum, um abacaxi gigante, burocratas, fiscais dos outros, nunca de si próprios. Cristian foi matador, e o touro ferido de morte foi o goleiro Rogério Ceni, não pegando um chute do meio da rua. Mas o São Paulo domingo joga de novo com o Corinthians, só que no Morumbi e com apenas uns 5 mil fanáticos torcedores do Parque São Jorge. Os corinthianos vão ver pela TV o risco de ficar com Ronaldo Fenômeno sem o título e sem Cristian.

O dedo em riste sim muitas vezes é o falo, é uma fala equivalendo a palavrões. Mas quase sempre é usado neste sentido com um único dedo, que falo só se tem um cada homem. O fato de exibir os dois dedões, com gestos sempre simétricos, para frente e para o alto, parece uma prova de que não se tratou de obscenidade, mas de comemoração estilo Ar 15 no morro, morteiros no Réveillon. Explosão da expressão corporal e mental. Não vi nenhum desrespeito na atitude do jogador, aliás, uma pessoa calma nas entrevistas fora de campo.

Se o gol é uma espécie de orgasmo coletivo, ou catársis, nessa lógica tosca silogística, artilheiro então será sempre obsceno. E o gol passa a ser uma suruba mental. Se punirem o Cristian, os juízes esportivos estarão punindo mais uma vez os torcedores.


Flamengo lá

Metade do Brasil imagina que o futebol do Flamengo tem boas chances de se tornar pentatricampeão carioca vencendo o Botafogo na final da Taça Rio, no domingo 19 de abril de 2009, e depois mais duas partidas com o mesmo alvinegro nas finais do Campeonato do Estado do Rio de Janeiro.

Tribo da Somália declara guerra aos Estados Unidos

Piratas somalis juraram vingar a morte de três colegas fuzilados no domingo por atiradores da Marinha americana em meio a uma suposta e perigosa negociação para resgatar o capitão americano de um cargueiro enque era mantido refém num pequeno bote. Os piratas juraram vingar americanos onde? No Oceano Índico ou em Manhattan? Será que a operação americana para salvar o refém Richard Phillips (foto), já transformado herói, foi acertada? Há duas centenas de reféns com os piratas. Será que estes reféns agora não correm um risco adicional por causa do heroísmo para salvar o americano no Domingo de Páscoa?

O último ato de pirataria contra barcos mercantes ocorreu sábado, quando um rebocador com bandeira italiana e dez italianos entre os 16 membros da tripulação foi abordado, e a tripulação tomada como reféns.

A Otan, que já estava ampliando uma força-tarefa para patrulhar as águas do Índico, agora talvez tenha de promover uma invasão ao pobre país devastado por uma guerra civil com ódios tribais e religiosos de todo tipo.

Bolívia terra de Morales e de ninguém: eu vi


A greve de fome do presidente Evo Morales continua, e a fome também continua na Bolívia, que desta forma a cada dia se transforma numa Somália sem mar, sem litoral, sem limite. Na Bíblia está dito que em casa que falta pão todo mundo grita e ninguém tem razão. Quem tem a verdade na Bolívia? Onde anda o Direito na Bolívia? Os índios não são de esquerda nem de direita na Bolívia, não estão certos nem errados na Bolívia. Estão lascados pela história. O Ocidente deve aos bolivianos uma reparação histórica. Pouca diferença faz se Evo Morales se perpetua ou não como chefe do país. O governo de La Paz precisa de investimentos. E com essa confusão toda, está afastando possíveis investidores, incluindo a Petrobras. Uma pena.

Estive tempos atrás na Bolívia e observei uma cena terrível. Os incas em Cochabamba, naqueles dias chuvosos de verão e lama, usavam umas sandálias com sola de pneus. E mastigavam folha de coca o tempo todo. E viviam tão pobremente com as mesmas sandálias na chuva e lama, e o envelhecimento era precoce entre os jovens, tudo dando ao conjunto pé, dedo, sandália e borracha, uma aparência de horror. Parecia um conjunto amalgamado, uma coisa só, mistura de pé humano e resto de desumanidades históricas, uma escultura abstrata em movimento, de cor meio de argila e meio de asfalto.

Nesta mesma viagem que empreendemos, nós, uns 40 flhos da PUC do Rio, com o Trem da Morte e outras penúrias de logística, conheci um antropólogo peruano que estivera em Cuba. No Brasil, vivíamos à epoca o auge ou o fim da ditadura de Médici. Pois o antropólogo socialista, e que tinha sangue quéhua nas veias, nos disse: a constituição incaica tinha três únicos artigos: Não roubar, não mentir e não ser sujo. E era tudo isso literalmente: não ser sujo significando andar asseado.

Hoje o que se vê na política bolivariana está longe de preceitos tão simples. Os incas matavam antes dentro da legalidade. Qual sociedade atual nas Américas não mata? Se antes os povos pré-colombinaos matavam até com sacríficio a deuses extintos, aqui no Brasil se mata por um par de tênis importado, pelo troco de um cartão de crédito dentro da modalidade seqüestro fácil ou rápido, mata-se por uma discussão no trânsito. Mas só na Bolívia ainda se mata por ideologia.

O presidente Evo Morales cancelou compromissos internacionais por causa da greve de fome que, nesta segunda-feira, entra no quinto dia. O presidente protesta contra a Oposição, que impede a aprovação de lei para realizar eleições gerais ainda este ano. Será que Evo Morales prefere matar a si próprio a perder o sonho de se perpetuar no Poder e ainda com mais poder?

A Bolívia, sem ajuda de Hugo Chaves, e sem investimentos do presidente Lula, ameaça virar uma guerra civil de piratas, essas vítimas da grande pirataria no Oceano sem lei da globalização da mentira.

Barack Obama cumpre promessa: cachorro novo na Casa Branca
O presidente Barack Obama ganhou um cãozinho para as duas filhas. Foi batizado como Bo em homenagem a um gato que havia na família do presidente. O cachorrinho de seis meses é da raça cão de água português, ou cão português da água, ou cão da água portuguesa, mas não importa a marca certa. O bicho tem a característica de soltar pouco pelo. Uma das duas filhas de Obama é alérgica. Pronto, pode ter um cão peludo sem problema. Presente do senador adoentado Ted Kennedy.

Contato com Correio da Lapa:
alfredoherkenhoff@gmail.com

.