sábado, 17 de outubro de 2009

Rio de Janeiro & Inferno: Hélio Oiticica & Helicóptero da PM incendiados, apê de Niomar Sodré, Acervo de Torres-Garcia no MAM.

EDITORIAL DO CORREIO DA LAPA

ACIDENTE OU FOGO INIMIGO NO HELICÓPTERO DA POLÍCIA CAÍDO EM CHAMAS NUM VILA OLÍMPICA NA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO?

SAMPAIO, MORRO DO JURAMENTO, MORRO DOS MACACOS, GUERRA ENTRE FACÇÕES RIVAIS DE NARCOTRAFICANTES NO MOMENTO DO RESCALDO DO QUE SOBROU DO ACERVO DO SAUDOSO ARTISTA HÉLIO OITICICA.

O RIO DE JANEIRO ESTÁ OLÍMPICO COMO NUNCA.


Deu no site da revista Veja:


Incêndio destrói 90% das obras de Oiticica



Grande parte do acervo de um dos maiores representantes do neoconcretismo brasileiro foi destruída no fim da noite desta sexta-feira. Um incêndio na casa da família do artista plástico carioca Hélio Oiticica, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, atingiu a sala onde ficavam guardadas esculturas, pinturas e outras instalações revolucionárias do artista.

O pintor e arquiteto César Oiticica, irmão do artista morto em 1980 aos 42 anos, estima que 90% do acervo de 2 mil obras tenham sido danificados. "Perdemos cerca de 200 milhões de dólares, mas esse não é o valor principal, o valor em dinheiro não significa nada. É uma perda que o mundo inteiro irá lastimar. A cultura brasileira ficou ferida. Eu me sinto pessimamente", disse César, em entrevista à Rádio CBN.

Correio da Lapa, notícia comentada no meio deste texto da Veja:

Editorial do CDL: Urgente: Várias obras de Oiticica passam agora a valer mais de hum milhão de dólares, por raridade.


Qual a próxima vergonha? Incêndio na Biblioteca Nacional?
Fogo na
empáfia de Eduardo Paes?
Sinistro na sabotagem intelectual de Sérgio Cabral?
Labaredas da máfia chinesa na Delegacia contra a Pirataria, órgão apoiado financeiramente pela
Souza Cruz tão atacada pelo contrabando e falsificações?
Qual o próximo caos?
Explosão no Maracanã ou no Engenhão?
Ou não vai pegar fogo na fala interminável do presidente Lula?
Lula, será aquele mesmo homem que não visita nunca hospitais públicos de
improviso, sem aviso prévio?
Será que nem em chamas ficará
visível a realidade desses governantes que não enxergam porque apenas não gostam de ver o que ocorre a um palmo do nariz dos professores mal pagos em escolas públicas degradadas?
E nós, os imbecis e as crianças vítimas desse processo, o que podemos fazer?
Mamãe eu quero queimar a minha língua de bombeiro sem água benta para tanta arrogância, incluindo a minha própria...
Mas essas administrações horrorosas, essas cafajestadas, essa cafonália nas administrações públicas, essa gentinha que a história engole, vomitando cinzas... Socorro!
Ah se o Acervo de Oiticica estivesse numa instituição pública climatizada e segura! Viu, Ana Durães? A culpa não é sua. O irmão Cesar de Hélio Oiticica nunca foi confiável. César botou fogo em Roma, ergueu a Cidade da Música Desafinada e esculpiu a harpa do parangolé eternamente oxidado.
Infelizmente o destino confia em todo mundo, até nos incompetentes.
Agora resta aos que possuem obras de Hélio Oiticica tomar mais cuidado: que o fogo não calcine o que sobrou e que o mercado, desde já, nesta manhã deste sábado, está triplicando de valor.

Por Alfredo Herkenhoff com as barbas de molho


Ainda não se sabe o que teria causado o incêndio iniciado no primeiro andar da casa. Segundo a família, os bombeiros do quartel do Humaitá demoraram para chegar e começar o combate ao fogo.

História - Nascido no Rio de Janeiro em 1937, o pintor, escultor e artista plástico Hélio Oiticica é considerado um dos artistas mais revolucionários de sua época, sendo reconhecido mundialmente pelos seu trabalho experimental e inovador.

Foi o artista carioca que fundou, na década de 50, o Grupo Neoconcreto com os também artistas Amilcar de Castro, Lygia Clark e Franz Weissmann.