"Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados".
Millôr Fernandes
Imprensa brasileira não gosta de falar de inauguração de obras, critica Lula
Isabela Vieira, repórter da Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez hoje, 8 de março de 2010, duras críticas à imprensa durante inauguração de obras na Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao comentar a publicação de uma reportagem questionando a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na inauguração de um hospital ontem (7), na Baixada Fluminense, o presidente disse que “há um desvio de comportamento” na imprensa.
“A imprensa brasileira, por hábito, ou por desvio, não gosta de falar de obras inauguradas. Quando a coisa está boa não interessa. O que interessa é a desgraça.”
O presidente justificou a participação da ministra explicando que a construção do hospital com verbas do governo estadual só foi possível porque o governo federal financia outras unidades ou construções na área de saúde.
Para o presidente, a imprensa privilegia fatos menos relevantes. “É um desvio de comportamento. Quase nenhuma obra de inauguração merece matéria. O que merece é uma gafe, um erro que a gente comete ou alguma coisa que não aconteceu”, criticou o presidente.