segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vexame no futebol brasileiro: 5 a 0


Só papo e porrada

Na rabuda da tabela, o Coritiba conseguiu no domingo a sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro: 5 a 0 sobre o Flamengo no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Dias antes, na sua segunda derrota na competição, o Flamengo vencia pr 2 a 0 e, em nove minutos, levou os quatro gols do Sport. Onde está a lógica? Está fora das quatro linhas: Cuca não tem verve, não segura grupo.O pentatri não é deste treinador, começou na década de 1940.

Antigamente havia coisas que só aconteciam com o Botafogo. Assim como a morte é a única certeza da vida, no futebol brasileiro a única certeza é que o Flamengo vai jogar e, dependendo do resultado, metade do Brasil chora, metade comemora. O mais querido é também pelo conjunto dos torcedores rivais o mais odiado. O 5 a 0 foi maravilhoso. O 6 a 0 está madurinho. quatro em nove minutos, cinco em noventa e seis em.. O que?

Futebol não vive de fama nem de amor, mas mas de eficiência dentro das quatro linhas. A ineficiência de um time grande decorre de desmandos fora do campo: o espírito rubro-negro precisa blindar o time: quem quiser ir para a Europa na janela de agosto que vá agora. O Flamengo precisa de um time que vá do começou ao fim. Sim, este problema é de todo mundo, todos os clubes, mas no Flamengo parece maior porque o Flamengo é o maior.

Permitir que procuradores façam dos clubes uma mera vitrine, não. O futebol brasileiro está avacalhado demais e isso é um problema de submissão excessiva à Fifa. Federações precisam negociar com a entidade máxima de modo a só permitir que jogadores, uma vez transferidos, só possam atuar nos novos clubes quando a competição em que estavam estiver encerrada. Ricardo Teixeira precisa conversar mais com federações de países exportadores de craques...

Essa facilidade da transferência antiesportiva tira charme do futebol, torna as competições desmoralizadas. Quer sair na janela de julho? Saia, mas só vai entrar ou jogar de fato na Roma ou na Lácio em dezembro, quando o Brasileirão chegar ao fim. Direito de ir e vir assegurado sim, mas que se assegure também a honradez esportiva.

Do jeito que está, quando um time entra em crise, sintoma de uma desunião, os jogadores, os menos culpados, fazem lambança individual e tudo isso facilita terríveis transações, compras erradas e apressadas, vendas idem... Rompimentos de contratos. O Flamengo está todo rompido. Sem Petrobras, sem dinheiro, sem união, mas ainda com esperança, nunca o desgosto profundo...