terça-feira, 12 de abril de 2011

Dagospia contra Berlusconi, site de sucesso na Itália


CORREIO DA LAPA
 Por Alfredo Herlenhoff

Dagospia contra Berlusconi, site de sucesso na elite da Itália

Dagospia junta os melhores artigos de todos os jornais italianos, não apenas de esquerda e de centro, mas também de direita, e os publica precedidos de um resumo telegráfico em letras maiúsculas. Para saber quem assina e qual o jornal, a gente primeiro tem de clicar nesse resumo telegráfico que sai no site. Logo aparece o nome do jornalista e ao lado o nome do jornal.


Dagospia, sucesso, total, só cinco pessoas trabalhando no site, o resto é colaborador ou prestador de serviço, colunistas, coleguinhas informantes etc. Além dos artigos oficialmente clonados, o Dagospia, ou o Sr.  Dago, apelido do dono do site, Roberto D'agostino, recebe informações de cocheira, em primeira mão, de coleguinhas com fatos e especulações que não podem ser agasalhados em veículos tradicionais por interesses dos patrões.

É curioso como um site como Dagospia, tão sarcástico, repleto também de foto-fofocas e deboche sobre celebridades  do showbiz e das grandes contas bancárias, ganhe apoio da high society italiano e de grandes anunciantes. É come se alta burguesia tivesse necessidade de saber de toda lambança em suas fileiras, ou de todo casino, palavra esta que em italiano significa “bagunça” ou “confusão”.

 A propósito, não é fácil ler Dagospia para quem conhece o italiano como segunda língua, isso porque há muita gíria, muito neologismo, trocadilhos inesperados, apelidos e uma postura de site feito para quem já detém muita informação. Ou seja, é para Público A, é para a elite italiana. E entre esses happy few, o que se avalia é que se a Itália fosse um país sério não existiria o site dagospia.com, que usa e abusa de sacanear a alta sociedade, nas rubricas sobre cafonália nas altas esferas, como na foto ora exibida aqui.