CORREIO DA LAPA
Por Alfredo Herlenhoff
Dagospia contra Berlusconi, site de sucesso na elite da Itália
Dagospia junta os melhores artigos de todos os jornais italianos, não apenas de esquerda e de centro, mas também de direita, e os publica precedidos de um resumo telegráfico em letras maiúsculas. Para saber quem assina e qual o jornal, a gente primeiro tem de clicar nesse resumo telegráfico que sai no site. Logo aparece o nome do jornalista e ao lado o nome do jornal.
Dagospia, sucesso, total, só cinco pessoas trabalhando no site, o resto é colaborador ou prestador de serviço, colunistas, coleguinhas informantes etc. Além dos artigos oficialmente clonados, o Dagospia, ou o Sr. Dago, apelido do dono do site, Roberto D'agostino, recebe informações de cocheira, em primeira mão, de coleguinhas com fatos e especulações que não podem ser agasalhados em veículos tradicionais por interesses dos patrões.
É curioso como um site como Dagospia, tão sarcástico, repleto também de foto-fofocas e deboche sobre celebridades do showbiz e das grandes contas bancárias, ganhe apoio da high society italiano e de grandes anunciantes. É come se alta burguesia tivesse necessidade de saber de toda lambança em suas fileiras, ou de todo casino, palavra esta que em italiano significa “bagunça” ou “confusão”.
A propósito, não é fácil ler Dagospia para quem conhece o italiano como segunda língua, isso porque há muita gíria, muito neologismo, trocadilhos inesperados, apelidos e uma postura de site feito para quem já detém muita informação. Ou seja, é para Público A, é para a elite italiana. E entre esses happy few, o que se avalia é que se a Itália fosse um país sério não existiria o site dagospia.com, que usa e abusa de sacanear a alta sociedade, nas rubricas sobre cafonália nas altas esferas, como na foto ora exibida aqui.