quarta-feira, 29 de abril de 2009

Emerson, o alvinegro que ajuda o Fla mais do que Obina


Tudo o que você queria saber sobre o zagueiro dos gols contra, Emerson, e a grande imprensa cansa de não mostrar...

Depois da gripe suína e do lendário gol de Ronaldo Fenômeno, o tema mais recorrente nas conversas do dia-a-dia nesta semana é o destino do zagueiro Emerson do Botafogo. O jogador, vindo do Cruzeiro para General Severiano, segundo o jornal Extra, é a antítese daquela máxima do "cara certo, no lugar certo, na hora certa". Emerson é o "cara errado, no lugar errado, na hora errada", escreveu o matutino carioca. O zagueiro marcou dois gols contra nos últimos dois domingos. No primeiro, foi no 1 a 0 que deu a Taça Rio ao Flamengo. No mais recente, o gol aos 39 do segundo tempo selabndo o empate da primeira final da decisão do Campeonato Carioca. E mais, o gol no empate de 2 a 2 catapultou Emerson para a calçada da fama.

Como há coisas que só acontecem no Botafogo, o técnico Ney Franco, ex-treinador do Flamengo, vindo do Ipatinga, foi o responsável pela contratação do zagueiro. O treinador estaria ameaçando escalar Emerson no ataque. Será que o zagueiro vai marcar gol de novo? Para que lado? Se o Flamengo conquistar o título, é bem provável que Emerson figure como um dos artilheiros do ataque rubro-negro. Obina seria tricampeão sem nenhum gol na competição. E Emerson estaria na galeria de heróis junto ao artilheiro Josiel, que não marca há seis jogos.

Mas quem é este Emerson de que tanto se fala? Ninguém sabe quase nada dele. Os jornais passam batido por sua biografia. Uma lacuna que ainda, em pinceladas, o Correio da Lapa tenta sanar. Emerson é da escolinha da Toca da Raposa. Criou-se na divisão de base do Cruzeiro, Mas não se firmou como titular e foi negociado com o Nacional da Ilha da Madeira. E assim, ficou quatro anos no campeonato português. Voltou para o Cruzeiro. Não é homem de muitos títulos. E de volta ao Cruzeiro, de novo não se firmou e foi emprestado ao Ipatinga, esta versão São Caetano do futebol sindicalista mineiro. O Ipatinga é também uma espécie de filial do Cruzeiro. Pois nem no Ipatinga Emerson se firmou. O jogador Emerson tem 1,79m de altura, estatura apenas razoável para um zagueiro central. Ele completou 27 anos de idade agora em março e se sente no auge da carreira.

Para alguns torcedores, Emerson seria um "peixe" do Ney Franco, que tem mania de chamar mineiros com os quais trabalhou antes de se firmar como treinador nacionalmente. No Flamengo, onde ganhou uma Copa Brasil, Ney Franco também indicou um pacotaço de jogadores de Minas Gerais. Não deu certo.

Ney Franco pode escalar o zagueiro no ataque do Botafogo porque o time corre o risco de ficar sem o dois atacantes principais: Maicossuel e Reinaldo, que se contundiram no mesmo segundo, domingo passado, por simples acidente, sem choque com zagueiros rubro-negros. A propósito, alguém já viu uma partida em que os dois melhores atacantes de um mesmo time tenham se contundido ao mesmo tempo em lances isolados e sem choque com adversários? Isso só acontece com o Botafogo.

Emerson foi indicado por Ney Franco para o lugar do Renato Silva, zagueiro que saiu do Flamengo e que também é chegado a um gol contra e otras cositas mas...

Emerson chegou ao Botafogo em setembro passado e de lá para cá foi bem sucedido na Taça Guanabara apenas. Na Copa do Brasil, a Estrela Solitária já brilha no isolamento celestial da eliminação.

Superstição, simpatia, fanatismo, macumba. Bobagem. Vença o melhor. João Saldanha, botafoguense, dizia: se macumba ganhasse jogo campeonato baiano terminava empatado. Outro alvinegro saudoso e também clássico, o jornalista, historiador e musicólogo Lúcio Rangel, costumava dizer: Eu não gosto de futebol. Eu gosto é do Botafogo.

O torcedor rubro-negro efrega as mãos contabilizando um time de 13, ou seja: os 11, a torcida e o Emerson extra. O Flamengo no campo espiritural teria dois Emersons, o atacante vindo de Catar e o zagueiro vindo das Minas Gerais...

Pois o torcedor do Glorioso também pode esfregar as mãos lembrando que o técnico rubro-negro Cuca é tri-vice campeão, de péssima lembrança no Botafogo. O ex-treinador alvinegro foi suspenso de novo e não poderá ver a decusão de domingo na lateral do campo. Se ganhar o título para o Flamengo Cuca se salva. Se o Botafogo vencer, Cuca perde o emprego já na segunda-feira. E neste caso, o zagueiro vilão Emerson será transformado em herói, e o técnico Cuca, branco de olhos azuis, vai passar uma temporada longe do futebol. Talvez caia no samba com fama de pé frio. Talvez desapareça, talvez descubra que nem o Ipatinga o quererá... A não ser que o seu amigo Ney Franco o indique para atuar na periferia de Belo Horizonte.

A decisão de domingo tem os ingredientes para ser a melhor partida deste ano.