segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Simon acerta no gol de Obina. Fluminense dentro!

Previsões radiosas do Correio da Lapa para o futebol na reta final *

Palmeiras deu mais um passo dinâmico para sair do G4 e não ganhar nem vaga para a Libertadores...

Sim, esta crônica oferece melhor leitura se o internauta estiver de posse da tabela com as quatro últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2009.

Juro que vi, como viu o juiz Carlos Simon, uma falta de Obina no momento em que a bola partia em direção à área do Fluminense, no Maracanã de sol quente no 8 de novembro de 2009. Obina, com o braço esquerdo, faz uma carga rapidíssima, fração de milésimo de segundo, quase imperceptível mesmo na câmera lenta da TV paulista fazendo coro com o chororô dos palmeirenses. Claro, depois Obina sofre um pênalti claro. Mas com tanta luz do sol, Simon tem crédito. Quem não tem, pelo péssimo futebol, é o Palmeiras, que ganhou apenas cinco pontos dos últimos 21 que disputou. Desce a ladeira e vai descer mais, por arrogância. Vagner Love está medíocre.

Muricy está nu e mesmo propalando que não comenta erro de juiz, chiou. Prefere ver que a partida dependeu de uma falha de arbitragem? O calor é igual para todos, árbitros, jogadores e torcedores. Só a TV Globo não perde a cabeça porque sustenta o grid e manda os jogadores para campo às 15h da tarde pelo GMT, ou 16h pelo fuso horário de verão. Grid ou grade criminosa... E o MP não faz nada...

A rodada foi marcada por câimbra em toda parte: Maracanã, Mineirão, Nordeste, Sul. Muito calor, jogos decisivos, empenho máximo dos atletas. Só a Globo no geladinho da audiência exigindo a crueldade dos contratos das 4 da tarde no sol do Verão antecipado. Grid sacana. Grade antidesportiva.

Time bom desconta falha de arbitragem e massacra o time pior. Hoje, os cinco melhores times, na reta final do Brasileiro, são Fluminense, Cruzeiro, São Paulo, Flamengo e Botafogo. Quem pegar qualquer um desses, treme de véspera.

O Fluzão, com 36 pontos, está a cinco do Botafogo e do Coritiba, ambos com 41. Mas como o Fluminense deve atropelar o Coritiba na última rodada no Couto Pereira, o tricolor carioca tem de pensar o seguinte: está, em tese, ou na verdade, a apenas dois pontos do rival paranaense na luta contra a degola.

O Fluminense hoje, com padrão de jogo excelente, equipe unida, torcida bombando, não ganhou do Cruzeiro de virada por acaso no Mineirão. O Botafogo não destruiu o sonho do Inter no Beira-Rio por acaso. O Cruzeiro não virou espetacularmente uma partida contra o agora extinto Sport em Recife por acaso. O Flamengo não derrotou espetacularmente o Atlético Mineiro do G4 no Mineirão por acaso. O São Paulo, mesmo com três a menos em campo, não empatou com o Grêmio no Olímpico por acaso. A reta final está exibindo só as verdades dos melhores times nesta fase decisiva.

O Flu ainda tem chance de cair, mas só acontecerá isso se o Coritiba e o Atlético Paranaense pararem de descer a ladeira, o que é improvável, porque são dois times deploráveis, e está chegando a hora da verdade.

O Atlético Paranaense, que venceu neste fim de semana, deve ter comemorado no domingo a sua última vitória de 2009. o Atlético-PR só tem pepino pela frente e tem altas chances de não ganhar nem dois pontos, ou dois empates, nas quatro partidas que lhe restam.

Portanto, o Fluminense, que deve fechar o ano com mais quatro vitórias, e assim faria 48 pontos, ou se empatar uma, fecha com 46 pontos, deve escapar do rebaixamento. Mas a emoção dessas previsões tem data marcada: Fluminense e Coritiba, na última rodada... A 38ª... Quem guardar essas palavras... Verá...

Mas se eu estiver errado, se a minha bola de cristal estiver com a pilha descarregada, bem, substituo-as por alcalinas emergencialmente.

Só o Botafogo pode salvar o Flamengo no sonho do hexa. O São Paulo só tem mamão com açúcar nas rodadas finais, com exceção do jogo contra o Glorioso que, se for esperto, leva a peleja para o Maracanã, em vez de Engenhão. Se o Botafogo se sentir livre do rebaixamento, entrega o jogo aos são-paulinos apenas para se vingar de todo o chororô dos últimos anos.

Mas talvez o Fogão tenha que ajudar o Mengão porque vai pegar o Barueri logo mais... E o Barueri é o mais errático dos times deste ano. Joga super bem numa rodada, e super mal noutra. Se o Botafogo tropeçar diante do Barueri na grande São Paulo, vai dar tudo contra o time que tem mais chance de ganhar este campeonato e está na liderança.

Botafogo ainda pega o Palmeiras? Meu Deus, quanta emoção!

Não deixaram o Flamengo chegar. Foi o Flamengo que chegou por seus próprios meios.

Na reta final, estilo húngaro, começaremos a aplicar goleadas nos elencos mais fracos, ansiosos ou desorganizados.

O Fluminense é o Avaí na reta final, na hora certa...

O Chile descobriu um meio de prejudicar o Flamengo ao convocar o meia Maldonado para um amistoso da Seleção na Europa na semana que vem. E assim o Mengão vai sem o chileno para Recife contra o Náutico. Dizem, nos botequins cariocas, que o Malaquias do Morumbi andou passeando por Santiago. O Barueri entende bem essas palavras...

Sim, esta crônica oferece melhor leitura se o internauta estiver de posse da tabela com as quatro últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2009.

* Por Alfredo Herkenhoff

Correio da Lapa