sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

4 de dezembro, Dia de Santa Bárbara

Homenagem a Santa Bárbara abre ciclo de festas populares na Bahia

Conta a história que Santa Bárbara nasceu na Ásia Menor. Era de uma família de boa posição social e seguia a religião cristã escondida dos pais. Foi torturada e assassinada pelo próprio pai. Logo após a sua morte, aconteceu uma tempestade e o pai, atingindo por um raio, caiu morto. Por isso, a santa é invocada como protetora contra a morte trágica e os perigos de explosões, de raios e tempestades.

No sincretismo religioso com o Candomblé, Santa Bárbara é Iansã. Deusa dos ventos e das tempestades. É a senhora dos raios e da alma dos mortos. Temperamental e autoritária. Veste-se de vermelho ou coral. Usa uma adaga e um rabo de cavalo, representando a realeza. Reina nas quartas-feiras


De Salvador
Por Eliane Costa
Avistado no site Vermelho

Uma missa campal, no Largo do Pelourinho, na manhã desta sexta-feira (4/12), abriu as comemorações do Dia de Santa Bárbara. Ao som de cânticos e atabaques, os fiéis celebraram o dia da santa que no sincretismo religioso com o Candomblé é associada a Iansã, a senhora dos raios e das tempestades. A celebração, seguida de procissão e de distribuição do tradicional caruru, abre o ciclo de festas populares em Salvador, que inclui também a festa de Nossa Senhora dos Navegantes e a Lavagem do Bonfim.

A missa foi encerrada por volta das 10h30, quando os fiéis seguiram em procissão pelas ruas do Centro Histórico, como acontece todos os anos. O cortejo passou pelo Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Praça da Misericórdia, ladeira da Praça e desceu até a Barroquinha, de onde segue para no Mercado de Santa Bárbara e retorna ao Pelourinho, onde as imagens serão recolhidas. No trajeto, os fiéis param na sede do Corpo de Bombeiros, onde é distribuído o tradicional caruru, em comemoração ao dia da santa padroeira dos bombeiros.

A festa de Santa Bárbara é a primeira do ciclo de festejos populares que agita Salvador durante o verão. O calendário conta ainda com a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia (8/12); segue com a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes (1º/12); a Lavagem do Bonfim, na 2ª quinta-feira de janeiro; a festa de Iemanjá (2/2), passa por uma série de lavagens em diversos bairros da cidade e desemboca no carnaval, que é a manifestação popular do planeta.
História