quinta-feira, 25 de junho de 2009

Rio de Janeiro com José Luiz Alquéres e Olavo Monteiro de Carvalho

Associação Comercial do Rio

empossa Alquéres na presidência


O novo presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, José Luiz Alquéres, tomou posse nesta quarta-feira, 24 de junho, sucedendo o empresário Olavo Monteiro de Carvalho. José Luiz Alquéres, presidente da Light, é o 59º presidente da Associação. Engenheiro, ele tem uma trajetória marcante nos setores público e privado. Presidiu e ocupou posições de destaque em várias empresas e órgãos governamentais no Brasil, nos Estados Unidos e na França, como Eletrobrás, Light, Alstom do Brasil, MDU, Furnas, Itaipu Binacional e, também Holcim, MMX, BNDES, Bancos Crédit Lyonnais e Calyon.

O Grupo Light, presidido por Alquéres, está presente em 31 municípios fluminenses, tem 3,8 milhões de clientes e cerca de 4 mil funcionários diretos e mais 8 mil prestadores de serviços em diferentes empresas contratadas, além de fornecedores, gerando, indiretamente, cerca de 24 mil empregos.

A cerimônia de posse foi aberta por Olavo, que destacou a importância da união em torno de ideais comuns de crescimento econômico vinculado à justiça social entre os diferentes níveis de governo e o setor produtivo; as entidades de classe, do terceiro setor, e as instituições de pesquisa e de ensino. "Só esta união pode criar as condições e oportunidades necessárias ao desenvolvimento de nossa nação, afirmou ele, ressaltando que "a maioria dos grandes projetos está sendo realizada graças à união entre o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o governo federal, por meio do suporte do presidente Lula". Olavo lembrou algumas das principais "bandeiras" da Casa do Empresário, como a revitalização do Centro do Rio e da Zona Portuária, o aumento da formalidade e as reformas tributária e fiscal, como temas que foram amplamente discutidos e tiveram ações concretas em sua gestão.

Ele recordou sua trajetória na ACRJ, que remonta à década de 60, frisando que os últimos quatro anos tinham sido alguns dos mais importantes de sua vida. Olavo Monteiro de Carvalho entregou ao governador Sérgio Cabral o primeiro exemplar do livro "A Casa do Empresário - Trajetória da Associação Comercial do Rio de Janeiro". O livro decorreu de empenho pessoal de Olavo de reunir os fatos mais marcantes da rica história da ACRJ, associando-os às principais mudanças socioeconômicas do Brasil nos últimos 200 anos. O livro, patrocinado através da Lei Rouanet, foi produzido pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas, sob a coordenação editorial do embaixador Marcílio Marques Moreira, ex-presidente da ACRJ. Após a cerimônia, todos os convidados foram presenteados com o livro. (na foto, Humberto Mota, Olavo, Alquéres e Cabral)

Monteiro de Carvalho também anunciou o início das obras do Centro de Informação e Memória da ACRJ (CIM), cujo objetivo maior é preservar o amplo acervo da entidade, composto por documentos históricos, livros, fotografias, filmes e vídeos, disponibilizando-o para a sociedade. A Oi foi a primeira empresa a patrocinar o projeto.

(Uma entre-parêntes para internautas: antes da cerimônia de posse, Olavo Monteiro de Carvalho entregou oficialmente a obra de restauro das fachadas do edifício-sede da Associação Comercial, o Palácio do Comércio. Esta obra foi iniciada em fins de 2007. Logo a seguir, aqui neste blogue-jornal, há duas amplas matérias ligadas a esta sobre a chegada de Alquéres: Uma é sobre a restauração do prédio art déco e outra sobre o Instituto Mauá, que Olavo passa agora a comandar, com o compromisso de valorizar a história e o futuro do Rio de Janeiro - Alfredo Herkenhoff, editor do Correio da Lapa)

Após o discurso e a apresentação do legado de Olavo, o presidente do Conselho Superior, Humberto Mota, deu posse a José Luiz Alquéres como novo presidente da ACRJ. Ele destacou a qualidade do trabalho de Monteiro de Carvalho, desenvolvido à frente da ACRJ, declarando que sua gestão manteve a tradição de pioneirismo, visão de futuro e sentimento de história que nortearam seus antecessores. Em nome da ACRJ, de seus Conselhos Superior e Diretor e associados, Mota agradeceu a Olavo pela dedicação à Casa. Sobre Alquéres, Humberto Mota disse que sua eleição mantém a trajetória de compromisso da ACRJ com as causas maiores do empresariado e da comunidade fluminense. Ele saudou também o primeiro vice-presidente Ronaldo Cezar Coelho e o segundo vice-presidente Joaquim Falcão Neto, desejando sucesso a toda a diretoria empossada.

Alquéres prometeu dar continuidade ao trabalho realizado na Associação visando à maior participação do empresariado fluminense nos processos decisórios, na formulação de políticas públicas e na construção de um melhor ambiente de negócios para o Estado.

Seiscentos convidados na festa da posse

A posse reuniu cerca de 600 convidados, incluindo, entre outros, o ministro das Cidades, Márcio Fortes; o governador Sérgio Cabral e o vice Pezão, o prefeito Eduardo Paes; o deputado estadual Jorge Picciani; o ex-prefeito Marcello Alencar; o deputado federal Otávio Leite, o presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes; secretários de Estado como Júlio Bueno, Joaquim Levy, Régis Fichtner, Júlio Lopes, Márcia Lins, Adriana Rattes; secretários municipais como Pedro Paulo Carvalho, Luiz Guaraná; Jorge Bittar; Jandira Feghalli; Marcelo Henrique da Costa e Felipe Góes e ainda, além de inúmeros empresários, os vereadores Alfredo Sirkis, Andrea Gouvêa Vieira, Aspásia Camargo e Patrícia Amorim; o desembargador José Carlos Murta Ribeiro.