sexta-feira, 3 de julho de 2009

Presidente Lula no Correio da Lapa: "Não tem santinho no Senado" Depoimento exclusivo

Depoimento psicografado pelo Correio da Lapa na madrugada desta sexta-feira, 3 de julho de 2009 (*)

Companheiros


Vamos deixar de lado esse denuncismo malandro, eu tou vendo no Correio da Lapa e concordo que sem Petrobras não dá pra fazer nenhum grande projeto de energia nesse país, e sem o PMDB não se faz um governo pra gerar emprego, renda, comida pro trabalhador.

Vamos deixar essa conversa de tirar o Sarney pra botar nossos adversários na mesa do Senado, na cara do gol pra atrapalhar a nossa luta.

Nunca nenhum governo no Brasil fez tanto pela dignidade pra grande maioria pobre e humilde. Já foi o tempo que a gente era oposição. Até o Collor que a gente combateu tanto, eu posso dizer isso mais que todo mundo, senti na pele, está do nosso lado. Compreendo o Collor, e o Collor compreende a gente. É questão de governo. Não tem ninguém santinho no Senado. São homens experientes do nosso lado e na oposição. E nós estamos com o PMDB, estamos com a Dilma. A campanha já bateu na porta.

Se é pra medir força, vamos medir, não dá pra ficar dando uma de bonzinho e bonitinho pra mídia. Democracia é luta o tempo todo, e Sarney tem uma história neste país. O PMDB tem uma história. Tem contradição, mas tem seu valor. Se Sarney quiser sair, saia, mas tem o meu apoio pra ficar. Tem muito cinismo nessa onda contra ele.

Companheiros, nunca neste país um governo fez tanta aliança com antigos adversários em nome da geração de renda, com confiança pra todo mundo, rico e pobre. Estamos trabalhando com garantia pra democracia, pode vir tranquilo quem quer investir no Brasil. O empresário brasileiro já entendeu isso, o povão entendeu, o rico estrangeiro está entendendo cada vez mais. Nosso compromisso é gerar confiança também. Sem essa garantia de governo, não dá pra criar tanto emprego, distribuir renda, botar comida na mesa do povo.

O resto é conversa fiada, a política vive muito disso. Mas, companheiros, não podemos perder o foco. Abafa o caso desse fora Sarney, isso é uma fofocada. Temos aliados e estamos responsabilidade. Não vamos esmorecer com a pressão, isso passa. O foco é a política, é a eleição. É a mesma coisa da CPI. A grande mídia atacou ali? Veja a Petrobras, veja o caso da Dilma, entram na mídia, na internet, e respondem tudo, não aceitam mais ataque gratuito, nada de braço cruzado. Petrobras e Dilma atacam de volta com esse tal de blog brog. Vamos responder. Companheiros, estamos numa grande aliança política com antigos adversários e estamos conversados. É o Brasil que está em jogo, não é o PT. É nossa obrigação manter essa aliança, e não é só com o PMDB não, é com muitos setores que apostam na gente, confiam no nosso compromisso de botar esse país pra frente. Não devemos nada a ninguém. Tenho certeza que a nossa luta é uma luta consciente pra acabar com a pobreza de onde eu vim.

Se acontece uma crise, se alguém se dá mal, faz parte do processo. Mas não vamos perder o foco. Os senadores da República que resolvam o problema da Casa, mas a oposição não vai rachar o nosso compromisso.

Vou ter uma conversa com o Sarney daqui a pouco e vocês podem espalhar que eu nunca traí os aliados. O PT faz aliança pro Brasil, não faz pro PT, é pro país crescer com base sólida nos próximos anos, crescer de um jeito melhor do que cresceu nesses últimos anos.

E no mais é aquilo que eu já disse: tou com uma inveja danada de quem não é Corínthiaamm.

(*) Por Alfredo Herkenhoff