domingo, 5 de julho de 2009

Imigração Italiana e Espírito Santo - Primeiros navios (2/3)

Subsídios à História da Imigração Italiana nos Municípios de Ibiraçu e João Neiva – Autor: Lucílio da Rocha Ribeiro

Segundo o sociólogo italiano Renzo M. Grosselli, a Expedição de Pietro Tabachi, foi o primeiro caso de partida em massa de imigrantes da região norte da Itália para o Brasil. O nome da colônia criada no Espírito Santo, pelo Governo Brasileiro, chamava-se Nova Trento, a qual foi a primeira, de pelo menos 3 Nova Trento, fundadas pelos trentinos em terras brasileiras. Assim, podemos dizer que Santa Cruz foi o berço da Imigração italiana no Brasil.

A primeira viagem de imigrantes aconteceu no dia 3 de janeiro de 1874, às 13 horas, do Porto de Gênova, em um navio a vela, o "La Sofia", na expedição Tabacchi, e a segunda pelo " Rivadávia" , ambos de bandeira francesa. O "Sofia" chegou ao Brasil em fevereiro de 1874, 386 famílias, para as terras de Pietro Tabacchi, em Santa Cruz . Contudo, oficialmente, a imigração teve início no Brasil com a chegada do navio "Rivadávia", que aportou em 31 de maio de 1875, com 150 famílias italianas, para Santa Leopoldina, de onde seguiram para Timbuí e fundaram Santa Teresa, todas localidades situadas no Estado do Espírito Santo.

Seguem-se a estes, outros navios, de 1874 a 1894: "Mobely", "Itália", "Werneck", "Oeste", "Izabella", "Berlino", "Clementina", "Adria", "Colúmbia", "Maria Pia"," Regina Margherita", "Solferino", "Andréa Dória", "Savona", "Citá de Genova", "Roma", "Baltimore", "Savóia", "Pulcevere", "Birmania", "Las Palmas", "La Valleja" e finalmente, "Mateo Bruzzo", chegando com 528 famílias em outubro de 1894.