quarta-feira, 18 de março de 2009

CRISE MUNDIAL E PARAÍSOS FISCAIS

Paraíso fiscal é o lugar onde os criminosos e ladrões guardam riquezas com apoio - omissão é uma forma de apoio - de governos

O governo alemão está há uma semana pressionando a Suíça e a Áustria por causa de nova legislação da União Européia sobre sigilo bancário, ferramenta legal que é excelente para a maioria dos investidores honestos. A ferramenta, porém, também o é para sicários, flibusteiros, grandes sonegadores, déspotas de ditaduras ditas republicanas e de teocracias, além de chefões do crime organizado. A crise já é diplomática, com chamada de embaixadores em Bonn e Berna etc.

A imprensa européia divulgou, nesta semana, uma lista de paraísos fiscais, na maioria pequenas nações onde existem bancos que estendem tapetes vermelhos para traficantes de drogas, traficantes de armas, assassinos, ladrões, piratas industriais e, principalmente, políticos corruptos e criminosos do colarinho branco.

São paraísos fiscais, segundo o jornal suíço Tages Anzeiger, os seguintes lugares: Suíça, Áustria, Luxemburgo, San Marino, Cingapura, Hong Kong, Macau, Uruguai, Ilhas do Canal - Jersey, Andorra, Liechtenstein, Mônaco, Bélgica e diversas ilhas do Caribe, notadamente Caimã.

Na falta de experiência para dar um pitaco na questão, tanta gente se limita a lamentar com virulência. Então aqui sugerimos impropérios: que tal mudarmos a expressão "paraíso fiscal?". Em vez de ser chamado de país, cada paraíso ganhando um apelido equivalente a um "valhacouto financeiro".

Claro, em todos esses países há gente bacana, tradição, motivos de glória, uma história e tal.
O próprio Brasil, que não está na lista de paraísos fiscais, também não mereceria uns xingamentos, apesar de tanto afeto encerrado em nossa terra?

Assim, que nome você daria a Caimã? Cai-mal? Áustria, em vez de Osterreich, nome alemão, seria "Ostra estragada". Andorra? Seria Uma Porra. San Marino? Uma república comunista perto de Rimini? Não , seria República do Submarino. A Suíça, em vez de Terra da Neutralidade, seria a Terra da Omissão. Liechtenstein seria Lugar de quem Lincha mais a Honestidade...

E de rima em rima, de imagem em imagem, um apelido acabaria pegando para Luxemburgo, Cingapura, Uruguai, Hong Kong, Macau...
Mônaco, em vez de sinônimo de luxo e glamour, seria Principado dos Cagalhões de Casaca. E o nosso Brasil seria chamado de Inferno Fiscal. Aceitam-se sugestões.
fim