quinta-feira, 19 de março de 2009

FESTA DA ARAKA - O RIO É SEMPRE NOVO

FESTA DA ARAKA: um ano! EM ABRIL TEM MAIS!

Por Tavinho Paes

...pense bem: onde você vai a uma festa em que os mais interessantes dos novos artistas plásticos estão expondo seus trabalhos, em torno da qual existe um cineclubb, com projeção em dois telões, controlada por um Arkaos (software usado pelos melhores VJs do mundo que edita e turbina efeitos nas imagens, ao vivo - incluindo as geradas por um CAM HDTV que duplica o que está acontecendo), onde passam desde curtas inéditos a projetos experimentais, como o Luiz melodia com Waly Salomão, de Karla Sabah e o poema visual da multi artista Mônica Montone?

... vai; avalie: onde existe uma festa na qual griffes de moda alternativas montam mini-stands, enquanto um coletivo de poetas (Novos Uivos), ao largo, faz uma apresentação ágil e performática, antes que a atriz Carol Bezerra, com um bando de sambistas dedilhando cordas e percutindo pandeiros, literalmente incorpora Aracy de Almeida e mostra um flash da peça que mantém em cartaz há meses?

... se liga: que festa é essa em que AS CORPINTURADAS (Betina Kopp e Melina Toffanello) fazem seu sensual performance de pintura corporal em tempo real, à la Pollock, num jardim a céu aberto, enquanto no lounge interno duas (isso mesmo: duas!) bandas preparam suas apresentações e os DJs Montano e MB Groove ainda prometem dar continuidade a uma noite que não parece querer acabar nunca?

... quer mais? Então pergunte-se: atualmente, em que festa da cidade estão presentes em total harmonia pessoas que vão da neta de Mãe Menininha do Gantois à neta do clã Imperial dos Orleãns e Bragança; passando por ilustres turistas (no caso, dois cientistas da NASA, em férias; um rico relojoeiro suiço e um cineasta grego), enquanto grupos de diversas áreas da cidade (cada artista presente traz seus amigos) vão se conhecendo num clima de diversão total, interagindo com o que acontece ao seu redor sem nenhuma direção?
... observe por si mesmo: parece difícil encontrar tantas coisas acontecendo numa festa em que, a cada edição mensal, tudo é sempre diferente (dos filmes do cineclubb às performances; dos DJs às bandas; das griffes de moda aos quadros em exposição); mas, é sempre assim na FESTA da ARAKA!

... e foi assim que, na maravilhosa noite de terça-feira (17/03), eu, Michel e Roberta, junto com com todos os presentes, comemoramos o primeiro aniversário desta farra.

... quem ainda não foi, em abril, dia 14 tem mais – como sempre, tudo será diferente e, como tem acontecido, sempre melhorando!

até lá,
tavinho paes