quinta-feira, 6 de maio de 2010

Maria Amélia, Sérgio Buarque, Lula & NIemeyer


Morreu hoje de madrugada, aos 100 anos, Maria Amélia Buarque de Hollanda, viuva do historiador Sérgio Buarque de Holanda e mãe de Chico Buarque.

Memélia morreu das chamadas causas naturais em seu apê em Copacabana. Maria Amélia fez 100 anos em janeiro. Deixa sete filhos, 13 netos e 12 bisnetos. Na festa dos 100, estava L...ula, que costuma dizer: todo mundo que fez 50 sabe que vai viver menos do que já viveu. Niemeyer, 103, também estava na festa, mas não concorda com o presidente.


Pensando no Matriarcado neste dia em que o tempo nos invade com a perda de Maria Amélia Buarque de Hollanda... Penso noutras Marias, numa Maria que nasce em 1910: Aos 18 anos de idade (1928) ela tem uma
filha que, também aos 18, em 1946, lhe dá a primeira neta. Esta, aos 20 anos, ou 1966, lhe dá a primeira bisneta que, m...undo mais moderno, só aos 25 anos de idade, em 1991, lhe dá uma trisneta. Esta jovem hoje tem 19 anos de idade e uma pequena chance de ter um primeiro baby a tempo de conviver com a tataravó Maria. Mas tataraneto ou tataraneta, a trisneta nem está pensando nisso, ela não se dá conta de que está perto de negar a sabedoria popular de que tataravó ou tataravô não existe na realidade, é quase sempre folclore.

Em resumo, para existir, é preciso que nasçam primogênitas que se tornem mães ainda em tenra idade de outras primogênitas. Se alguém souber de algum caso real que se alevante. Oscar Niemeyer tem trisneta,
será que já virou tataravô?
(Por Alfredo Herkenhoff)