terça-feira, 24 de novembro de 2009

Concurso gigante anulado, vexame recorde

O Estado de Mato Grosso é igual ao Brasil: uma bagunça


O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, afirmou no início desta semana que não há indícios de fraude no concurso recorde para 10 mil cargos públicos, com inscrição de quase 300 mil candidatos. A prova foi anulada dias atrás, causando prejuízos para milhares de pessoas que viajaram milhares de quilômetros para fazer o exame, em meio a suspeitas de vazamento e em meio à constatação de desorganização generalizada. O concurso desenhado para entrar no livro dos recordes como o maior do gênero entrou como apenas mais um típico deste Brasil da propaganda e da mentira.


No Ministério Público Estadual, os peritos do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) realizam perícia nos computadores apreendidos em residências de pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, no concurso realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

"Ante as notícias de possível fraude, tivemos que tomar medidas acautelatórias para averiguar a veracidade ou não das informações. Foram apreendidos computadores, mas somente após perícia será possível concluir se houve ou não fraude, dolo. Temos obrigação funcional de apurar, mas temos também o dever de fazer um trabalho sério e imparcial. Não vamos dizer que houve fraude sem comprovação. Qualquer conclusão antes da perícia é precipitada", afirmou o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado. Ele explicou que "o concurso foi anulado em razão da total desorganização. Provas que eram para ser realizadas à tarde foram entregues pela manhã. Candidatos a um cargo receberam provas para outro cargo”.

Outros não tiveram acesso ao local de realização das provas por falta de organização. Isso tudo é suficiente para anular o concurso e demonstra que a decisão do governador foi corretíssima", disse ele. O procurador defende o afastamento da Unemat do concurso, "pois os fatos demonstram por si só a falta de estrutura da instituição para realização de concurso com tamanha envergadura".