domingo, 24 de maio de 2009

Poesia com cirurgia, Tavinho Paes e Brito

(na foto, Tavinho Paes e sua mulher, Eliana Brito; abaixo, texto de Tavinho para Brito)

palavra afiada à faca *
... diz-se que o poeta Tavinho Paes afiou as palavras para escrever o poema a seguir, durante exatos momentos que sua musa Eliana Brito, depois de tomar drogas legais para suportar o frio talho dos bisturis afiados, foi desafiar a morte numa mesa ...cirúrgica! antes que a morte nos separe ... eu queria ser a lâmina do bisturi que tocou em ti à caça do mal na tua carne boa ... para, em nome da sorte, excluir de você todo indício de morte, fazendo você sentir minha presença viva longe da faca e inteira no ...corte!

... eu queria que você, inconsciente, soubesse que, na dor que só a ti compete, eu também senti o fio da navalha cortar meu anzol de pescar tempo, elevando meu passado à condição de passatempo e dando ao meu pensamento motivos para ser ultrapassado ... sangrei à seco,
procurando na ferida molhada a certeza da que nem mesmo a morte há de tirar você da minha ...vida!

... se pensar em cristo, sinta-me como um jesus fora da cruz, e toca meu espírito de luz para que a espada na tua carne esteja na mão de ...ogum!

... suporta o que eu não suporto, minha querida oxum: todos vão saravar teu avatar ... e quando o metal arrancar tudo que for do mal nesse teu corpo do bem, ocupa esse espaço vazio com a minha alma, que é tua ...também!

... até que a ferida cicatrize, por todo o tempo que for necessário ... sinta como quem sente um perfume, que da flor não pode ser separado, que, do jeito que sou, estarei sempre ao teu lado ... eu te amo é pouco para meu amor amigo, mas, eu te amo, é tudo que eu consigo sempre que durmo e sonho ...contigo!

... para quem viveu o que viveu comigo, em nome dos filhos que me tornaram antigo, espera a anestesia passar para que a vida possa continuar e possamos nos amar como sempre fizemos: na corda bamba, no fio da navalha, sempre diante de uma batalha e, como sempre, sem medo
da vida e correndo ... perigo!

Texto avistado no site de Tavinho Paes, endereço>

http://photophophoka.livejournal.com/