quinta-feira, 16 de abril de 2009

Notícias sobre a Rede Globo em 2009

Flashes extraídos da empresa Jornalistas & Cia, site voltado para o passado, o presente e o futuro dos meios de comunicação:

O Jornalismo da Globo conta hoje, em todo o Brasil, com 640 equipes de reportagem distribuídas pelas 122 emissoras que fazem parte da rede; são, no total, 4 mil profissionais.

A emissora tem 12 correspondentes internacionais fixos em várias partes do mundo, além de dezenas de colaboradores (recentemente trocou a China pelo Japão e pôs Portugal e África do Sul no circuito da cobertura direta). O Jornalismo, sem incluir o Esporte, ocupa atualmente 5 horas diárias na grade de programação da emissora. Os principais telejornais da casa ganharam novo cenário e vão ter versão resumida para celular (no Japão, já chegam a 50 milhões os celulares com tevê digital de alta definição e a Globo acredita que pode chegar perto desse número até a Copa de 2014, que será realizada no Brasil).

(...). O núcleo de Jornalismo de São Paulo, no prédio da av. Chucri Zaidan, será reformado para receber as equipe hoje espalhadas por outros locais da capital paulista, caso de GloboNews, Sportv, G1 e Globoesporte.com.

A emissora terá nova sede em Brasília.

Até 2010, a Globo espera estar com sinal para TV Digital em 50% do território nacional (atualmente essa cobertura é de 20%).

(...) Os investimentos programados são de US$ 100 milhões em todas as áreas. A empresa trabalha com uma perspectiva de crescimento em 2009 da ordem de 7 a 8%, inferior ao registrado em 2008, que foi de 13%.