sexta-feira, 3 de abril de 2009

Madonna impedida de adotar criança pobre em país pobre

Madonna de preto e chapéu no tribunal do pobre país no Sul da África


Malawi

Justiça nega pedido de Madonna para adoptar criança
Fonte: Angola Press (ipsis litteris para observação de formas estranhas de grafar a língua lusa )

Lilongwe - A cantora norte-americana Madonna foi-lhe negada a permissão para adoptar uma segunda criança do Malawi, uma menina de quatro anos de idade chamada Mercy James, decidiu hoje, sexta-feira, o Supremo Tribunal do país da África Austral. O escrivão do tribuanl Ken Manda disse a repórteres que o pedido de Madonna para adotar Mercy James, foi negado porque a estrela não é residente no Malawi.


A decisão agradará activistas que dizem que as autoridades concederam tratamento especial à cantora. O governo do Malawi que foi criticado após a adopção por Madonna de um menino malawiano de 13 meses, disse na quinta-feira que iria apoiar uma segunda adopção.


Uma epidemia de SIDA no empobrecido país do sul da África já resultou em mais de um milhão de órfãos.

Em sua sentença, o juiz Esimir Chombo advertiu contra pedidos de adopções por celebridades, dizendo que isto poderia conduzir a um tráfico de crianças.

"Qualquer um pode vir ao Malawi e preparar depressa uma adopção que poderá ter consequências graves em cada criança que a lei procura proteger", ela disse.

O advogado de Madonna, Alan Chinula, disse que ela poderia recorrer da decisão ao Supremo Tribunal ainda hoje, sexta-feira. O seu porta-voz de Londres não estava imediatamente disponível para comentários.

Madonna já divertiu milhões ao redor do mundo com apresentações sensuais de músicas como "Material Girl" e "Papa Don't Preach", e também gerou polémica durante a sua trajectória.

Em 1989, o clipe de "Like a Prayer", com relações entre religião e erotismo, foi condenado pelo Vaticano e fez com que a Pepsi cancelasse um acordo de patrocínio com a cantora.

Madonna surpreendeu fãs em Fevereiro de 2009 por dedicar outro de seus hits, "Like a Virgin", ao papa durante um show em Roma.

Os grupos de defesa dos direitos humanos do Malawi, que acusaram o governo de contornar as leis quando Madonna adoptou David Banda em 2006, também se opuseram à última tentativa de adopção.

A ministra da Informação, Patricia Kaliati, disse à Reuters na quinta-feira que Madonna ajudou o país e que era uma óptima mãe que ajudava mais de 25 mil órfãos naquele país.


Madonna, acompanhada de David, chegou ao Malawi no domingo (30 de Abril de 2009) antes de participar de uma audiência no tribunal sobre o processo.

A diva pop, que se divorciou no ano passado do director de cinema britânico Guy Ritchie, é uma das cantoras mais bem-sucedidas de todos os tempos, com vendas de discos superando os 200 milhões de cópias.