quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Banda Boka de Espuma - Entrevista: 1º parte de 3

Carnaval de Rua no Rio de Janeiro 2010:

Entrevista com Oswaldo Duarte Portella

Por Alfredo Herkenhoff - Correio da Lapa

Banda Boka de Espuma comemora

dois séculos de festas populares

e Bodas de Prata por seus 25 desfiles

Bloco busca Patrocínio Master

Oswaldo Duarte Portella, fundador da Banda Boka de Espuma, começou a curtir o carnaval no Rio de Janeiro no começo dos anos 50, quando com outros garotos como ele, então na faixa de oito, nove e dez anos de idade, brincava de roubar chapéus de foliões em Botafogo.

Hoje com 66 anos, Oswaldo explica que fundou um bloco porque estava com saudade, não aceitava a decadência da folia de rua nessa parte de Botafogo, entre a Voluntários da Pátria e o bairro do Flamengo. O pessoal, nos anos 60 e 70, estava migrando para a banda Bandida, em Copacabana, e blocos mais distantes.

Oswaldo, presidente da Banda Boka de Espuma, é o primeiro à direita

Mesmo com o desânimo inicial dos 20 colegas e vizinhos da Rua Bambina, Oswaldo levou a ideia adiante e fundou o bloco em 1984. Entre os co-fundadores, Dominguinhos do Estácio, que não costuma perder a farra. Outro que não perde o desfile é o Padre Glauco, da Igreja do Santo Inácio, que costuma fazer rifas para ajudar o desfile da agremiação.

Em 2010, a Boka vai sair em 7 de fevereiro, um domingo antes do Carnaval, e um domingo depois, dia 21. Oswaldo estima que o bloco vai arrastar cerca de 8 mil foliões, num desfile previsto para durar de 2h30min a 2h45min. Será o 25º desfile da Boka de Espuma, que nunca registrou incidentes na sua história.

Sou nascido e criado aqui, sempre no mesmo endereço. Botafogo tinha um dos carnavais de rua mais animados na primeira metade do século 20, mas, hoje, não fosse a Banda da Boka, seria uma tristeza só essa nossa parte que é a metade do bairro”.

Prossegue o presidente da Boka de Espuma: “Hoje em Botafogo só tem o Bloco Só pra ver o que vai dar, que sai na Rua Arnaldo Quintela na terça de Carnaval, o Pelassaco, do Santa Marta e que sai no sábado depois do Carnaval e tem aqueles dois blocos na Visconde de Caravelas e Cobal, o Bloco da Segunda, mas ali já é Humaitá e elitizado. Hoje falam em reavivar o Foliões de Botafogo. Portanto, a Banda da Boka já é a maior tradição do bairro”.

Continua a seguir neste Correio da Lapa