domingo, 12 de abril de 2009

Coluna do Alfredo - Domingo de Páscoa BB Obama Farofa Carioca Piratas no Mar Vasco da Gama Bolívia

Mario Broder, Farofa Carioca (Foto by Alfredo Herkenhoff)

Democracia de aluguel

Deu para ver, zapeando na madrugada deste domingo de Páscoa, que a Band botou no ar um filme altamente pornográfico, com sexo explícito, explicitíssimo. Parece que é um tal de cine privé, sexo rimando com privada. E curiosamente, sempre zapeando nos intervalos do excelente programa Altas Horas, do apresentador Sergio Groissman, deu para ver que, logo depois da sessão escandalosamente pornô, a Bandeirantes cedeu espaço para igreja tele-evangélica. Aliás, nas madrugadas, antes de amanhecer, quase todos os canais alugam seus sinais para a pregação de um certo cristianismo dizimista que faz leitura da Bíblia ao pé da letra e amedronta pecadores nas poltronas dos lares da lusofonia.

...... Toni Garrido, Mario Broder e o programa Altas Horas nas Alturas

Altas Horas é, sem dúvida, disparado, um dos três melhores programas da Rede Globo. Há calma no encaminhamento de questões sociais e culturais, há juventude na platéia exibindo charme, curiosidade e fraternidade, e há música de alta qualidade. Nesta madrugada pascal, por exemplo, brilharam intensamente Toni Garrido, agora em carreira-solo, meio afastado do grupo Cidade Negra, e Mario Broder com a maravilhosa banda Farofa Carioca, que vira-e-mexe mexe na composição dos músicos, mas é sempre a mesma orquestra que, desde 1997, com metais e teclados, faz um meio samba rock num clima Jorge Benjor, e haja balanço. Noutros tempos, Farofa Carioca teve, além do estupendo Broder, o igualmente excepcional Seu Jorge.

Ex-vocalista do grupo Funk'n'Lata, Mário Broder canta o fino e dança com elegância, inventando passos estranhos numa mescla de samba sincopado com um balé mais delicado de pernadas e chutes. A banda tem nesses mais de dez anos poucos CDs gravados. Problema do Brasil, não dela. Quem vê shows de Broder nunca se arrepende, seja um espetáculo ao ar livre nos Arcos da Lapa, seja num inferninho descolado do velho bairro boêmio, seja no hotel daquele inglês Bob na favela Tavares Bastos de madrugada, seja na Casa Rosa, ex-prostíbulo na Rua Alice e hoje casa de festas e shows com sinuca no quintal e cerveja barata por todo lado.

Salve Mário Broder, que também recebe o apoio firme de sua mulher, Gabriela Moura
(foto do casal no click by Alfredo Herkenhoff). Na carreira de quase todo grande artista da MPB, quase sempre se registra a presença de grandes mulheres. Salve Gabriela!


Piratas no mar do século 21

No sábado, um rebocador com bandeira italiana e dez italianos entre os 16 membros da tripulação feita refém. Dois dias antes, um cargueiro dos EUA. Atravessar o Suez é perigoso. A Otan ampliando a força-tarefa para patrulhar as águas do Índico. Parece um novo século 18 ou 19 em pleno mar. Mas de 200 reféns e extorsão de todo preço, resgate de milhões de dólares para liberar as embarcações. Se houver comida a bordo, divide-se com a miséria de um país em guerra civil há décadas. Que abacaxi! País pobre, desunido e cheio de ódio e que afugenta até os colonialistas mais vorazes.

Greve de fome na pífia Bolívia esfaimada


O presidente Evo Morales completa neste domingo seu quarto dia de greve de fome em protesto contra a oposição, que impede a aprovação de lei para promover eleições gerais ainda em 2009. Evo consome apenas água, chá e caramelos. Nesse ritmo, pode resistir por quase seis semanas. Claro, antes disso, terá salvado mais uma vez a democracia andina... Mas não parece, mesmo se conseguir eternizar seu mandato como Hugo Chavez, que vai tirar a Bolívia da condição de ser um dos países mais pobres do mundo. Além da antiga exploração colonial, das condições topográficas adversas em boa parte da Cordilheira dos Andes, dos ressentimentos históricos por causa de fronteiras com os vizinhos Peru, Chile e Brasil, a Bolívia agora enfrenta um outro drama: a divisão interna. Nos últimos 12 meses, não foi raro ouvir que o país insular corre o risco de fragmentação territorial, guerra civil, luta fratricida. Vamos ver como o companheiro Lula se sai dessa sem fazer descaso do corpo técnico do Itamaraty.

Chega a hora mais triste do Vasco da Gama

O Vasco, depois de nove jogos e nove vitórias na Taça Rio, perdeu uma partida e está fora: foi goleado pelo Botafogo por 4 a 0, numa das semifinais, e começou a viver o drama de futebol rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro. Mas, antes, ainda tem um atalho para dar alento à Colina: a Copa do Brasil. No ano passado, vivendo clima semelhante, o Corínthians chegou perto do título da Copa, mas teve de sofrer, mesmo, e com emoção, na série B do campeonato nacional. Grandes times que passam pelo rebaixamento produzem, invariavelmente, dois fenômenos: a manifestação de amor da torcida solidária e uma disposição marcante dos jogadores em cada partida, disputada sempre em dias e horários estranhos à tradição do futebol de elite.

China dobrando a crise

A economia chinesa cresceu 8,3% em março com relação ao mesmo período de 2008. O crescimento nos primeiros dois meses de 2009 é de 3,8% com relação a igual período de 2008. Ou seja, o país com 1,3 bi de habitantes dá sinais de crescimento apesar da grave crise mundial. A informação otimista foi dada pelo primeiro-ministro Wen Jiabao, no fim de semana, depois da suspensão da reunião de cúpula de dirigentes dos países da Ásia. O encontro seria na Tailândia, mas os violentos protestos de rua deram outros sinais. Corrupção e crise social se defrontando.

Antonio de Lima Neto é afastado da presidência do Banco do Brasil

Após período de desgaste dentro do governo, Lima Neto deixou o cargo de presidente do Banco do Brasil. A demissão foi motivada por sua relutância em liderar o movimento de redução do custo de crédito no País. Segundo a oposição, há suspeitas de irregularidades na gestão. O vice-presidente de Cartões e Novos Negócios, Aldemir Bendine, assumiu o posto. A nota é do jornal O Estado de S.Paulo.

Já a revista Istoé Dinheiro publicou artigo neste fim de semana, assinado por Milton Gamez e intitulado A obsessão do banqueiro Lula, dizendo no primeiro parágrafo:
O Tesouro Nacional, dono de 65% das ações, é o maior acionista do Banco do Brasil. Logo, o presidente Lula, comandante supremo do País, tem o direito de mandar no BB. É o que ele faz no caso da Petrobras, da qual a União tem apenas 32% do capital. Tanto que trocou o presidente do banco, Antonio Francisco de Lima Neto, por outro funcionário de carreira mais alinhado com o Planalto, Aldemir Bendine.

Para ver a íntegra do artigo, anotar o seguinte endereço >
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/601/a-obsessao-do-banqueiro-lula-o-tesouro-nacional-dono-de-131245-1.htm

Admiração e risco político no BB

O BB, com dois séculos de vida, desperta admiração na maioria da população do Brasil, e o governo Lula não deve correr o risco de errar muitas vezes na condução da instituição estatal. No primeiro mandato de Lula, a imagem chamuscou.

Obama otimista com a crise

O presidente Barack Obama descobre os primeiros "raios de esperança" para a economia dos EUA, ainda submetida a "uma grande tensão" de acordo com o chefe da Casa Branca. Um assessor econômico de Obama, Lawrence Summers, disse na véspera que havia sinais de que a crise perde força. Obama ressaltou que o crédito começa a fluir para pequenas empresas e que se registra um aumento no refinanciamento da casa própria. Outra boa notícia é que agora em abril os americanos começam a receber os cheques do leão fiscal local.

A Páscoa na mídia do Piauí

A TV Canal 13, uma TV digital na internet, do Estado do Piauí, um dos mais pobres do Brasil, exibe reportagem impressa neste domingo sobre Páscoa na opinião do arcebispo Dom Sérgio da Rocha. A Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo são lembradas durante a Semana Santa. Quarenta dias antes da Páscoa, os católicos iniciam a preparação para a data. "A quaresma é um período de preparação para a Páscoa. É um tempo de maior recolhimento, de oração, de reflexão", disse o arcebispo de Teresina. Os ritos da Semana Santa começam no Domingo de Ramos e terminam oito dias depois do Domingo de Páscoa. Páscoa significa passagem, e no catolicismo, da morte para a ressurreição. "Acreditamos porque se Ele venceu, também podemos ressuscitar e vencer a morte. A Páscoa, segundo o arcebispo, era celebrada no Antigo Testamento com outro sentido. Nós não deixamos de lado este sentido, só que olhamos hoje, como uma nova passagem, da morte para a vida", afirmou.
O principal símbolo católico da Semana Santa não é coelhinho nem ovo, mas uma grande vela chamada Círio Pascal, simbolizando Cristo ressuscitado. A vela contém as letras gregas do Alfa ao Ômega e do A e Z, simbolizando que Cristo é o começo e o fim de tudo. Tem ainda o número do ano vigente que lembra o fato de a Páscoa ser sempre uma celebração atual.

Fragata de Portugal na luta contra piratas da Somália

Notícia do Diário de Notícias, de Portugal, tendo como fonte a agência Reuters: Enquanto o cheiro acre do fumo de uma granada enche o ar do convés inferior de um navio de guerra português, a tripulação veste o equipamento para se proteger do calor.
O treino a bordo da fragata Corte-Real, que patrulha um golfo de Adém infestado de piratas, é vital para defender a embarcação do risco de incêndio ou de ser alvo de um ataque suicida, como o que ocorreu contra o USS Cole na costa do Iêmen em 2000.
A Corte-Real juntou-se à luta contra os piratas da Somália após deixar o porto de Salalah, em Omã, na quarta-feira de manhã, e a sua tripulação está orgulhosa de participar na primeira operação deste gênero em que Portugal se envolveu. "Somos os primeiros a fazer uma operação deste gênero. Vai ficar nas memórias", disse Ricardo, um operador de comunicação de 28 anos. A fragata opera sob comando da Otan e lidera uma frota de cinco navios.

O capitão Antônio Alexandre, de 44 anos, não tem dúvidas acerca da importância estratégica da rota marítima entre o golfo de Adém e o Canal de Suez, que liga a Europa à Ásia. "Esta região é uma das mais importantes linhas de comunicação marítimas do mundo", disse o capitão. A Corte-Real iniciou a a missão com a escolta de dois cargueiros e um iate através de um chamado corredor seguro na quinta-feira passada.

Todos os navios naquela região foram convidados a juntar-se à escolta, sobretudo navios lentos com convés baixos, presas fáceis para os bem armados piratas, disse Alexandre.

(...) Equipada com helicópteros, armas pesadas, lanchas interceptadoras de alta velocidade e mísseis, a fragata é considerada como a arma ideal para esta tarefa. Com uma velocidade máxima de 32 nós (60 quilómetros), é mais rápida e mais móvel do que um grande contratorpedeiro. (...)

E se o navio continua a agir de forma suspeita, a tripulação continua a segui-lo, enviando por fim uma lancha de alta velocidade para o interceptar e investigar, explica o capitão.

Os piratas não são distinguíveis dos pescadores locais, muitas vezes até ao momento em que lançam um ataque. Afundar um barco de pesca inocente seria uma catástrofe, por isso a Corte-Real tem de ter a certeza antes de agir. Os piratas, fortemente armados, podem lançar um RPG contra o helicóptero ou atacar com as suas AK-47 quando os marinheiros se encontram expostos no bote inflável. (...)