sexta-feira, 1 de maio de 2009

CPI dos Grampos e a sorte de Protógenes e Daniel Dantas

CPI dos Grampos, relatório que não ferra nem salva ninguém na confusão envolvendo Protógenes, Daniel Dantas (foto ao lado), Abin et caterva...

Deu no jornal Correio do Brasil do amigo editor Gilberto de Souza:

O voto em separado dos deputados Gustavo Fruet (PSDB-PR), Raul Jungman (PPS-PE) e de outros parlamentares pediu que os nomes do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, e do ministro-chefe do gabinete de Segurança Institucional, General Jorge Félix, sejam incluídos no relatório da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas pela prática de improbidade administrativa.

Além disso, o voto em separado pede também o indiciamento do banqueiro do grupo Opportunity, Daniel Dantas, por interceptação telefônica ilegal. Segundo Freut, o relatório da comissão não pode ser omisso em relação às divergências em depoimentos colhidos. Em razão disso, no voto em separado, eles pedem ainda que conste o afastamento de toda a cúpula da Abin e ainda do delegado Protógenes Queiroz (foto menor, ao lado)– responsável pela operação da PF que apontou tais irregularidades – no decorrer do trabalho da CPI.

Ao reconhecer que será difícil aprovar indiciamentos diferentes daqueles já propostos pelo relator, isso porque a base do governo tem ampla maioria na comissão, Freut sugere que o relatório seja encaminhado ao Ministério Público com as alterações apresentadas no voto em separado para que o órgão se pronuncie. O relatório deve ser votado na CPI na próxima semana.