terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lula e o medo dos políticos diante da grande imprensa

DEU NO PORTAL DAS ORGANIZAÇÕES, O G1:

Lula cobra 'verdade' da imprensa


Lula participou de premiação promovida pela revista 'Carta Capital'.

Por Maria Angélica Oliveira


 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a atuação da imprensa na campanha presidencial ao participar na noite desta segunda-feira (18), na capital paulista, de cerimônia da premiação promovida pela revista "Carta Capital". Em discurso a empresários ao final da premiação "As Empresas Mais Admiradas do País", Lula disse que "ninguém tem que provar nada" no país. "É só acusar", completou, cobrando "verdade" dos veículos de comunicação."Enquanto a classe política não perder o medo da imprensa, a gente não vai ter liberdade de imprensa neste país", afirmou o presidente.

 Lula também criticou decisão de um ministro do Tribunal Superior Eleitoral que suspendeu a distribuição da edição de setembro do Jornal da CUT (ano 3, número 28) e a divulgação do conteúdo da publicação no site da central sindical. A proibição resultou de pedido da coligação que apoia a candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência. Segundo a coligação, a CUT e outras entidades sindicais estariam patrocinando a produção de "farto material" impresso para a promoção da candidatura de Dilma Rousseff (PT). "Ontem uma revista da CUT foi proibida de circular neste país porque trazia a foto da candidata Dilma na capa. Eles que falam em democracia, em liberdade de expressão e de imprensa", disse Lula, em referência à oposição.
 Em outro momento do discurso, o presidente criticou a campanha de Serra ao apontar "um leilão de benefícios" em curso na disputa. Também sugeriu que a imprensa seja acrítica em relação a promessas de campanha da oposição.

"Como é fácil prometer em eleição, e eu não vejo as críticas necessárias à irresponsabilidade. Quando eu queria dar 2% de aumento para os aposentados eu estava quebrando a Previdência. Eu vejo na TV alguém dizer: 'eu vou dar tantos por cento e sei como faz e tem dinheiro', e ninguém fala nada, como se valasse a mentira sobre a verdade", disse Lula, em crítica à promessa de Serra, feita na reta final do primeiro turno, de reajustar as aposentadorias em 10%. Além do reajuste, Serra também prometeu salário mínimo de R$ 600 e uma parcela extra ao final do ano para beneficiários do Bolsa Família.