terça-feira, 24 de novembro de 2009

Apagão Nacional e os after-apagões cariocas


Correio da Lapa no escurinho do blog

Por Alfredo Herkenhoff



Primeiro um grande apagão, nacional, apotetótico, ou ótico, ou caoticamente iluminado, escuridão das boas-vindas ao líder xiita de homofobia assassina. Depois do apagão não-previsto pelo governo, os apagões na Zona Sul do Rio de Janeiro. E mais 15 dias, novos apagões na mesma região da cidade. Tal qual o fascismo, a falha de gerenciamento vem aos poucos, insidiosamente, exibindo a sua índole. A incompetência é uma política de esvaziameno da competência. Aviso aos bairros que começam a se dar conta de que devem se acostumar a ficar sem energia elétrica: a culpa é do IPI, reduziram os impostos, e a plebe ignara danou a comprar ar refrigerado. A culpa é do calor de novembro, recorde dos últimos anos. A culpa nunca é do político e seus apaniguados sem preparo e mal indicados para administrar a coisa pública. A culpa nunca é da concessionária nem do ministério do santo senador Edison Lobão.

A verdade é que nem os funcionários da Light sabem a origem dos apagões. Vamos viver de otimismo e lanternas. Hugo Chávez faz escola. Banho de dois minutos, lanterninha na mão. O Rio de Janeiro está ficando parecido com Caracas: favelas, banditismo, apagões e políticos demagógicos vivendo mais de propaganda e impostos do que competência e visão correta diante das possibilidades e dos riscos de cada decisão.

Dias atrás, este Correio da Lapa exibiu um anúncio de gerador portátil para uso doméstico: 500 pratas, quatro litros de gasolina, e quatro horas de luz na sua casa. Mas como os novos after-apagões da Grande Terça Negra estão durando oito, nove ou dez horas, vale investir num gerador com capacidade de oito, nove ou dez litros, tudo na faixa entre 500 a mil reais. A instalação é simples na rede elétrica privada de sua casa. Escureceu, aperte um botão do gerador que a luz volta. Os vizinhos que votam em Lula Rousseff vão morrer de inveja.

Mas não haverá perigo em manter quatro litros de gasolina dentro de casa? Pouco, o sistema é seguro. Claro, o diesel é mais seguro, nem um fósforo aceso jogado no diesel o incendeia. Já os vapores da gasolina são inflamáveis... Perigo sim... Mas os geradores estão saindo, pouco importanto o nível do IPI de Lula. Minha paciência está chegando ao limite.