segunda-feira, 23 de março de 2009

Lula na gastança, greve na Petrobras e Alencar nos juros

Lula pede a todo mundo para gastar e investir, nada de economizar.

Recife - “Essa não é uma crise de fazer contenção de despesas, ajuste fiscal, temos que fazer mais investimentos, projetos de infra-estrutura que gerem empregos”, disse ao discursar na inauguração de nova unidade produtora da Sadia no Nordeste, localizada no município de Vitória de Santo Antão (PE), a 50 quilômetros de Recife.
Lula criticou a posição da imprensa brasileira em relação à crise. “Se eu pegar os jornais de manhã e ler, me enfio debaixo da cama, não tenho nem vontade de sair, tem hora em que penso que o país acabou”, disse. Na avaliação do presidente, a fase mais difícil de reflexos da crise no Brasil já passou. “Acho que o período mais difícil já tivemos em outubro, novembro, dezembro.”
Ele citou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados que apontaram que em fevereiro foram criados 9.179 postos de trabalho com carteira assinada. Outubro havia sido o último mês com saldo de contratações positivo.
Lula aproveitou a visita ao estado de Pernambuco para falar sobre o Nordeste que, segundo ele, passou muito tempo “encruado”, mas que agora está se desenvolvendo “acima da média nacional”. De acordo com o presidente, a região concentra 52% dos beneficiários do programa Bolsa Família, que distribui grana viva todo mês.


Começou a greve da Petrobras em todo o país

Noticiário do Diário do Grande ABC

São Paulo - Os petroleiros da Recap (Refinaria de Capuava), em Mauá, e do Terminal de São Caetano estão em greve desde a 0h desta segunda-feira, segundo informações do Sindipetrosp (Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo). A paralisação das refinarias da região integra o movimento nacional, que tem a adesão do setor administrativo e operacional em todo o sistema da Petrobras.O diretor da regional de Mauá do Sindipetrosp, Auzélio Pereira Alves, afirma que a adesão ao movimento nas refinarias situadas no Grande ABC foi de 100%. No entanto, ele diz que não há risco de desabastecimento "Ainda não temos um balanço de como a produção está sendo afetada, mas a situação está sob controle e o atendimento à população não será afetado", garante Alves.
Segundo Federação Única dos Petroleiros), a paralisação atinge todos os terminais da Petrobras espalhados pelo País. No Estado de São Paulo, também estão em greve os terminais de Guarulhos, Barueri, Campinas, Guararema e Paulínia. A paralisação está prevista para terminar na próxima sexta-feira, dia 27. A greve foi iniciada porque a Petrobras não respondeu a três de quatro reivindicações da categoria. A entidade afirma que a estatal propôs uma PLR (Participação nos Lucros e Resultados) abaixo da que foi paga nos últimos anos. Além disso, a categoria reivindica garantia de emprego nas empresas terceirizadas, contratadas pela Petrobras; melhores condições de segurança no trabalho; e o pagamento de feriados trabalhados como hora extra.

Nota da estatal

No início da tarde desta segunda-feira, a Petrobras divulgou um comunicado informando que todas as unidades funcionam normalmente e a produção e segurança das operações e dos empregados não foram afetadas pelo movimento. Ainda de acordo com a estatal, equipes de contingência estão operando nos locais necessários.
Para ler toda a reportagem, eis o endereço:
http://economia.dgabc.com.br

Vice José Alencar: juros no Brasil são um despropósito

Noticiário do jornal DCI
Brasília - O vice-presidente da República, José Alencar, afirmou nesta segunda-feira, 23, esperar que todo o esquema do mensalão seja esclarecido, caso o empresário Marcos Valério confirme o propósito de recorrer à delação premiada para falar sobre o caso. Ele disse ainda que desconhece a intenção de Marcos Valério de pedir o benefício, mas ressaltou que o governo não tem o que temer com as novas revelações que possam ser feitas ao Ministério Público Federal.
Sobre o escândalo do Mensalão, Alencar também não se intimidou: "Como brasileiro, espero que toda a verdade venha à tona. Se a decisão dele [Marcos Valério], de entrar na delação premiada, puder trazer informações completas a respeito do problema, devemos aplaudir", disse Alencar, ao comentar a notícia de que os advogados do empresário estariam negociando com o Ministério Público um acordo de deleção premiada para que ele dê novas informações sobre o esquema, descoberto em 2005, de pagamentos de propinas a parlamentares.
O vice-presidente voltou a reclamar da taxa de juros do país. Apesar da redução de 1,5% da Selic, aprovada na última reunião do Conselho Monetário Nacional ( Copom), este mês, Alencar afirmou que os juros brasileiros ainda estão “fora de propósito”.
Para mais detalhes, anotar o seguinte endereço:
http://www.dci.com.br

Nota do Correio da Lapa: Neste espaço, algumas postagens abaixo, muita política, muito editorial, polêmica e poesia aguardando leitura e comentários... Participe: