quarta-feira, 29 de julho de 2009

MST ocupa fazenda de juiz sob suspeita

MST ocupa fazenda de juiz envolvido na 'lista suja' do trabalho escravo (*)

Por Redação, com ACS/MST - de Açailandia, MA

Militantes do MST agem rapidamente

O Juiz Marcelo Baldochi, recentemente ganhou notoriedade nacional, quando apareceu numa reportagem - denuncia em um programa dominical da TV Globo. Segunda a reportagem o magistrado estaria na “lista suja” do Ministério do Trabalho, as denuncias também apontam extração de madeira ilegal, na região da sua Fazenda Por do Sol localizada na zona rural do município de Bom Jardim, próximo à Reserva do Gurupi.

Segundo o advogado do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, de Açailândia, Nonnato Masson existe ainda uma denuncia do próprio Ministério Publico como base o relatório de fiscais do Ministério do Trabalho, dando conta de que em fiscalização realizada em setembro de 2007 na fazenda Por do Sol encontravam trabalhadores em situação degradante em sistema de servidão por dívidas, entre eles um adolescente de 15 anos de idade proveniente da cidade de Alto Alegre do Pindaré.

Cerca de 300 trabalhadores rurais ocuparam, nesta terça-feira, a fazenda Por do Sol, e segundo Regilma Santos, integrante do movimento, os trabalhadores querem mostrar que a fazenda pode ser desapropriada para que as terras possam ser utilizadas na reforma agrária.

(*) Texto publicado no Correio do Brasil