domingo, 31 de maio de 2009

Gol de Adriano Imperador, Flamengo 2 a 1, festa nas 12 cidades

Num domingo em que a não-surpresa foi a confirmação do Rio de Janeiro como uma das 12 cidades a sediar o Mundial da Fifa de 2014, Adriano Imperador marcou a sua volta o Flamengo fazendo de cabeça o segundo gol na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Paranense. Os mais de 71 mil pagantes no Maracanã viram que Adriano Imperador, mesmo gordo, tem muita força física e presença de espírito. Foi o destaque da partida. Ele ainda sobra no futebol brasileiro. No ano passado, na rápida passagem pelo São Paulo, ele também mostrou serviço, mostrou que é mesmo artilheiro merecedor de convocações passadas na Seleção. Se vai voltar, ninguém sabe. Neste fim de semana, em emocionada entrevista à Rede Globo, Adriano confirmou o que também todo mundo sabia. Não aguentava mais morar na Itália, deprimiu-se com a morte do pai, caiu na danada da cachaça e decidiu jogar mais por amor do que por dinheiro infeliz longe de casa. Só por isso, por amor ao violento Rio de Janeiro, o Imperador está de volta ao seu Flamengo de coração desde a infância na Vila Cruzeiro, criança que foi criada numa das favelas com maior número de tragédias mortais nos últimos dois anos de guerra entre a PM e o narcotráfico varejista, que o internacional não mora ali mesmo.

O Flamengo está com as finanças em pandarecos, mas tem Adriano, que parece vai atuar como os velhos jogadores, aqueles mitos que tinham mais amor do que olhos cheios de cifrões. Amor ao Manto Sagrado... Será que não vai mudar de ideia e fugir atrás dos bezerros de ouro? Adriano está de volta à Favela. O Brasil é a imensa favela rubro-negra. O Correio da Lapa tem orgulho de ser uma favela de sonhos, de ser parte desta nossa realidade. Lutar para vencer.
E com o resultado, o Flamengo pulou para a sexta posição no Campeonato Brasileiro com sete pontos ganhos. No próximo domingo, Adriano enfrenta o Sport na Ilha do Retiro. Adriano virou atração turística à parte, tal como Ronaldo Fenômeno. Que faça jus a esta deferência com belas jogadas dentro das quatro linhas.

As 12 tribos do Mundial de 2014 no Brasil

Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus

E escolha das 12 cidades enseja pequeno comentário: Mato Grosso do Sul trabalhou bonito e não conseguiu ser sede. Chora Campo Grande. Goiás tem o Serra Dourada, mas fica muito perto de Brasilia. Dançou. Belém do Pará nem buscou direito o que sabia que não conseguiria. O estádio do Mangueirão lá perde até para as mangueiras lindas da bela capital. Já Florianópolis... Deixa pra lá. Não ganhou o Mundial mas também não perdeu o governador Luís Henrique, quase cassado pelos magistrados superiores de Brasília na quinta-feira passada.

Manaus foi escolhida não porque tivesse bom estádio, bom clima ou campeonato competitivo. E sim porque é ponto de entrada do desejo geral da Humanidade, torcedores do Hemisfério Norte, enfim, estrangeiros sonham todos em conhecer a Floresta Amazônica. Manaus foi a única escolha turística da Copa do Mundo no Brasil. Vai representar o imenso Norte verde do Brasil.

As 12 cidades merecem todas Parabéns de toda parte do Brasil! Agora... Que venham los muy amigos e los hooligans, em paz, porém... Que Mundial se ganha na bola...

By Alfredo Herkenhoff