quinta-feira, 11 de junho de 2009

Banco Central baixa juros a 9,25% ao ano

Parabéns Lula!

Parabéns Meirelles!

Parabéns Plano Real!

Mas faltam as reformas!

Redução lenta, gradual e segura

BC acima dos desejos dos políticos

Além das queixas dos industriais


Surpresinha (*):

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) cortou a taxa básica de juros (Selic) em um ponto percentual, de 10,25% ao ano para 9,25% ao ano. A decisão foi tomada por 6 votos a favor de um ponto. Dois outros votos defenderam redução de 0,75 ponto percentual. É a primeira vez, desde que a Selic foi criada, em 1986, que ela fica em um dígito.


Em comunicado à imprensa divulgada após a decisão, mais longo que o habitual, o BC sinaliza que deve reduzir o ritmo dos cortes nas próximas reuniões. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, considerou a diminuição da taxa "positiva e em sintonia com o ajuste rápido e intenso de que o Brasil necessita". Ressalvou, contudo, que há espaço para um corte maior.


Em nota, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) disse que, "apesar de finalmente chegar a um dígito", o juro básico de 9,25% ao ano ainda mantém o País com "taxa real superior a 5%, a mais elevada do mundo". Ainda na nota, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, comentou que a política de redução da Selic, pelo Copom, tem sido muito lenta e continua aquém da realidade. "Nada explica juros básicos superiores a 7% ao ano, o que já equivaleria a três pontos percentuais acima da inflação."

* Jornal do Commercio