quinta-feira, 30 de abril de 2009

Gripe suína no Rio de Janeiro: Aeroporto e hospitais em ação

Os primeiros leitos do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) preparados para receber pacientes com suspeita de gripe suína devem ser disponibilizados até o fim do dia. De acordo com o superintendente de Unidades Próprias do estado, Luiz Maurício Plotkowski, o hospital está sendo adaptado para ampliar a rede de atendimento. Até agora, os casos no Rio que exigem monitoramento estão sendo encaminhados ao Instituto Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz. Dois pacientes continuam internados na unidade.

Inicialmente, dois andares do Hospital Central do Iaserj serão disponibilizados, com um leito em cada quarto, permitindo o isolamento dos pacientes. Nos próximos dias, todos os 80 leitos do hospital poderão ser utilizados para atender os casos suspeitos.

De acordo com Plotkowski, o objetivo é garantir a estrutura antes de o problema acontecer. “O número de leitos atualmente disponíveis é muito pequeno, menos de dez na unidade da Fiocruz. E, nesses casos, o problema especial que vamos ter que evitar é a contaminação, a disseminação do vírus. Por isso, os pacientes com suspeita ficarão isolados. É uma questão de estar à frente do problema”, afirmou.

Para preparar a unidade, pacientes que estavam internados no hospital do Iaserj começaram a ser transferidos na noite da última terça-feira (28) para outros hospitais. Um deles morreu dentro da ambulância, mas a Secretaria de Saúde do estado nega que o fato tenha qualquer ligação com a remoção.

No Aeroporto Internacional do Galeão – Antônio Carlos Jobim, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantêm o esquema de fiscalização intensificada. Segundo a assessoria de imprensa do órgão na capital fluminense, todas as aeronaves que pousam no terminal passam por um processo de desinfecção e eventuais casos de passageiros com sintomas semelhantes aos da gripe suína são encaminhados ao posto médico da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) para avaliação.

A assessoria não divulgou nenhuma ocorrência até o fim da manhã. De acordo com a Infraero, chegaram ao Galeão até agora aproximadamente 15 vôos internacionais.

A mobilização dos técnicos da Anvisa também está sendo realizada no porto da capital fluminense. As embarcações procedentes de áreas com ocorrências da doença também estão sendo desinfetadas e o comandante é orientado a relatar à autoridade sanitária local qualquer possível sinal da gripe suína entre os tripulantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem dois casos suspeitos e 36 pessoas que apresentaram sintomas semelhantes aos da doença estão sendo monitoradas em 11 estados.

Os sintomas são febre acima de 38 graus centígrados de maneira repentina e tosse acompanhada de dor de cabeça, muscular e nas articulações. Para responder às dúvidas da população, o ministério disponibilizou o Disque-Saúde, no número 0800611997.
(Reportagem de Thais Leitão, da Agência Brasil, órgão de produção e distribuição gratuita de noticias mantido pelo governo federal)