quinta-feira, 5 de março de 2009

Desemprego PEGA MAIS AS mulheres

Deu no Monitor Mercantil (DIÁRIO COM QUASE UM SÉCULO DE EXISTÊNCIA), na coluna Fatos & Comentários, assinada por Marcos de Oliveira e Sérgio Souto, as seguintes notas sobre mulheres na economia (e mais abaixo, resumo da notícia sobre homens levando vantagens em relação às mulheres no campo do trabalho):

Franquia com batom

Pesquisa da Rizzo Franchise, consultoria especializada em estudos de mercado sobre varejo e franchising, apontou que unidades de franquias comandadas por mulheres têm faturamento bruto 45% maior em relação às comandadas por homens. A pesquisa revelou ainda o interesse crescente das mulheres por segmentos específicos, como escolas de idiomas.

Sócias

Já a Century 21 Brasil identificou outro campo que tem atraído a atenção das mulheres: o da corretagem imobiliária. Das seis franquias em operação da empresa no Brasil, cinco são gerenciadas por mulheres. E de todos contratos assinados para abertura de mais unidades, cerca de 65% estão em nome de mulheres ou possuem uma sócia. Segundo a Century 21, cuja marca está presente em 61 países, o fenômeno não se restringe ao Brasil, se reproduzindo ao redor do mundo.

Desemprego PEGA MAIS AS mulheres

O crescimento econômico do País em 2008 beneficiou mais os homens que as mulheres no mercado de trabalho. Essa é uma das conclusões da pesquisa realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese sobre a participação feminina no mercado de trabalho da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) no ano passado, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.
De acordo com a pesquisa, o desemprego caiu para homens e mulheres, mas a redução foi intensa para homens. Já o rendimento cresceu para homens e diminuiu para mulheres. Dessa forma, a distância entre mulheres e homens no mercado de trabalho, que já era considerável, aumentou ainda mais no ano passado.