A atual equipe campeã de Fórmula 1, a Brawn GP, vai competir como Mercedes Grand Prix na próxima temporada depois que a montadora alemã anunciou a compra da escuderia, nesta segunda-feira, juntamente com a venda de sua participação na McLaren.
O presidente do conselho da Daimler, Dieter Zetsche, cuja empresa controla e Mercedes, disse que Ross Brawn continuará como chefe da nova equipe e acrescentou que a montadora também continuará fornecendo motores para a McLaren até o fim da temporada de 2015.
"No modificado ambiente da F1, enfrentaremos a concorrência na principal categoria do automobilismo a partir de agora com nossa própria equipe Silver Arrows", explicou.A Mercedes tinha 40 por cento da McLaren, mas a equipe, que venceu o campeonato de 2008 com Lewis Hamilton, afirmou separadamente que concordou em comprar de volta sua parte até 2011.
A Mercedes não comentou quem seriam os pilotos da Brawn, apesar de parecer certo que Nico Rosberg se juntará ao time depois de deixar a Williams. O campeão pela Brawn este ano, Jenson Button têm conversado tanto com a McLaren como com a Brawn.O acordo de compra dá a Mercedes participação majoritária na Brawn juntamente com a empresa de investimento de Abu Dhabi Aabar, que comprou 9,1 por cento da Daimler em março.As duas combinadas terão 75,1 por cento da Brawn, com a Daimler detendo 45,1 por cento. Não foram revelados os detalhes financeiros.
"A Brawn passou por uma incrível jornada nos últimos 12 meses", disse Ross Brawn em comunicado."De lutar pela sobrevivência a forjar fortes relações com a Mercedes-Benz High Performance Engines, vencer tanto o campeonato de pilotos como o de construtores, e agora aceitar a oferta da Aabar e a Damiler pela nossa equipe, que nos garantirá o futuro".
A Mercedes e a McLaren têm sido parceiras desde 1995, mas a relação passou a ficar tensa com a determinação da McLaren de imitar a rival Ferrari como montadora de carros esportivos, além da equipe de corrida.fim
Moral do Correio da Lapa:
Rubinho Barrichello ficou de fora da jogada...