sexta-feira, 1 de maio de 2009

Lula visita siderúrgica e PAC no 1º de Maio no Rio de Janeiro

Deu no Correio do Brasil - Redação - Rio (end> correiodobrasil.com.br)

Em homenagem ao Dia do Trabalho, comemorado nesta sexta-feira, 1º de Maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a empresa alemã ThyssenKrupp, controladora da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na programação constava a entrega ao funcionário de número 30 mil da empresa um crachá simbólico, oficializando sua admissão no grupo, responsável pela construção do complexo siderúrgico, pelo presidente da República.

O empreendimento recebeu financiamento de R$ 1,48 bilhão do BNDES e é o maior investimento da empresa fora da Alemanha. No complexo siderúrgico da CSA também serão instaladas duas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): uma usina termoelétrica e a dragagem dos terminais portuários da Baía de Sepetiba, onde está sendo construído o empreendimento. Apesar de receber a visita do presidente Lula e investimentos do governo, a grupo responde ações na Justiça por desrespeito à legislação trabalhista e às leis ambientais.

Mão-de-obra chinesa na construção

Uma das ações movidas pelo Ministério Público do Trabalho contra a empresa está relacionada à contratação irregular de 120 chineses, encontrados trabalhando como pedreiros na construção da siderúrgica. Militantes dos movimentos sociais agendaram uma manifestação na entrada do canteiro de obras das instalações da siderúrgica.