quarta-feira, 13 de abril de 2011

Hu... Dilma Rousseff janta Jintao em Pequim


CORREIO DA LAPA
Por Alfredo Herkenhoff

Hu... Dilma Rousseff 
Jantando Jintao 
Pequim


O Brasil, que vende ferro in natura para a China e compra quinquilharia industrializada de lá, quer avançar na exportação de produtos com valor agregado, isto é, ou manufaturados ou pelo menos que sejam commodities com um mínimo de beneficiamento. Alardeou-se a venda de carne de porco para os homens de Pequim como um avanço, porque os sino-comensais poderiam querer mais soja para eles próprios ampliarem suas granjas de suínos.

Apesar do ronca ronca da espécie, vale o velho ditado para a cultura da paciência milenar: quem tem olho grande não entra na China. E a nossa querida Dilma Rousseff tem uns olhos bem arredondados, grandinhos até.

 Moral da História: Dilma foi explicar aos gerontólogos da Cidade Proibida que o Brasil não está nada satisfeito com os cinco bilhõezinhos de superávit no comércio bilateral com seu maior parceiro, porque isso se deve a preços super elevados das commodities como ferro nesses anos de demanda inflada. Dilma foi dizer que sim, o Brasil quer ampliar o comércio com Pequim, mas levando em conta a criação de empregos na nossa pátria amada. Dilma não foi paparicar nem ser paparicada, como gostava Lula disso...