quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Editorial do Escândalo da Mega Sena

Correio da Lapa *

Será que foi erro casual numa lotérica no Rio Grande do Sul ou será que é mais um escândalo da Roubalheira Nacional?

A polícia investiga se a zebra do bolão da Mega Sena no Rio Grande foi erro de uma funcionaria da lotérica, que teria esquecido de fazer o jogo ou se foi um estelionato, ponta do iceberg de mais um mega escândalo nacional. Os 40 apostadores iludidos foram à Justiça tentar garantir o prêmio. Duplamente iludidos, eles não têm chance por falta de amparo legal.

A população desconfia que donos de lotéricas, agindo como bicheiros, estejam se passando por banqueiros, fazendo o papel da Caixa na marra, isto é, ficando com as boladas de bolões não apostados de fato. Com a repressão a esse jogo coletivo fake, é possível que o volume de dinheiro apostado até aumente no futuro. O Correio da Lapa suspeita que muitas lotéricas estejam retirando milhões mensalmente da Caixa ao ficar com a grana dos bolões falsos. A zebra só ocorre para esses estelionatários se eles tiverem o "azar" de ver o bolão contemplado com a mega de seis dezenas. Desse uma quina ou uma quadra, a lotérica banqueira poderia tirar dinheiro do próprio bolso, pagar aos premiados e manter a farsa criminosa.

Tudo isso é mera suspeita, é a voz das ruas. Vamos aguardar as investigações.

Será, por exemplo, que a Caixa, que também merece críticas por não fiscalizar as lotéricas, não poderia agora ajudar a desvendar esse mistério? Será que a Caixa, com uma chamada a apostadores país afora, solicitando que mostrem antigos recibos de bolões não premiados, não poderia checar nos arquivos dos computadores para ver se aquelas casas lotéricas marcaram efetivamente tantos palpites de bolões não premiados nos últimos meses? Este talvez seja um caminho para acabar com este suposto escândalo, mais um no pais que proíbe o jogo e libera a jogatina do crime organizado.

* Por Alfredo Herkenhoff