domingo, 12 de julho de 2009

Toyo Ito & Taichung (opera house) & Stadium Kaohsiung - Taiwan

CELEBRAÇÃO DE UM NOVO ARQUITETO: TOYO ITO



Stadium Kaohsiung, em Taiwan, tem forma de serpente e vai ser inaugurado na próxima quinta-feira, 16 de julho




Toyo Ito e maquetes e imagens do projeto vencedor para o Teatro Taichung (opera house), que terá três salas de concerto com capacidade variando de de 200 pessoas a 2 mil pessoas, também em Taiwan. Arquiteto começa a apareer nos Esgtados Unidos. Ganhou o incumbência de projetar o novo edifício do Berkeley Art Museum na Califórnia







Dentro de seus Interiores

Por Nicolai Ouroussoff do jornal The New York Times
Tradução de Alfredo Herkenhoff para o Correio da Lapa


Depois de quase quatro décadas de trabalho, Toyo Ito ganhou admiradores entre arquitetos espalhados pelo mundo, embora ele seja pouco conhecido do grande público fora do seu país de origem, o Japão.

Através de suas construções estranhas e etéreas, que variam de modestas residências para reclusão urbana a biblioteca cuja forma em arcos tem a delicadeza de papéis recortados, ele criou um corpo de trabalho quase sem precedentes em sua diversificada originalidade.

Na última década, com o aumento da popularidade da arquitetura e muitos de seus contemporâneos se lançando ao mundo o obtendo contrato atrás de contrato, Toyo Ito foi praticamente deixado de lado. Ele é raramente mencionado nas conversas sobre semicelebridades como Rem Koolhaas, Zaha Hadid ou Jacques Herzog. Ele repetidamente passou ao largo do Prêmio Pritzker, a mais alta honraria de arquitetura e que contemplou designers com biografias bem menos densas.

Mesmo em seu país, a figura de Toyo Ito tem sido encoberta por Tadao Ando, cujas estruturas de concreto bruto se tornaram um clichê da arquitetura contemporânea japonesa.

O status de Toyo Ito pode estar finalmente mudando. Na próxima quinta-feira, dia 16 de julho, o estádio que ele projetou para os Oitavos Jogos Mundiais será revelado para uma audiência global em Kaohsiung, Taiwan. Sua forma serpenteada deve produzir frisson pelo menos nos círculos da arquitetura, como causou frisson o Estádio Ninho do Pássaro de Herzog e Pierre de Meuron na inauguração um ano atrás na Olimpíadas de Pequim.

São ainda mais ambiciosos seus planos para o teatro Taichung (opera house), construção programada para começar em algum momento do ano que vem em Taiwan.

Trabalho de impactante inventividade, o projeto já é mencionado como uma obra-prima. Seu exterior poroso, que se assemelha a uma esponja gigantesca, é amplamente imaginativo na linha de Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha, de Frank Gehry.

Seu desenho foi em grande parte o motivo que levou Toyo Ito a ganhar, recentemente, o primeiro contrato americano, o Berkeley Art Museum na Califórnia.

Mas mesmo que Toyo Ito comece a aterrissar nos grandes e lucrativos contratos que ele tão obviamente merece, ele talvez nunca seja completamente aceito pelo grande público.

Ele não tem aquele estilo pessoal que intimida como Koolhaas. Nem aquela presença vistosa de Madame Hadid, que é frequentemente comparada a uma diva da ópera porque ela tem aquele ar imperial. Toyo Ito, ao contrário, tem um jeito contido. Um homem de estatura baixa com um rosto redondo enquadrado num óculos pequeno sob um pequeno topete.

É uma figura fácil, raramente afetada. Tem uma rara habilidade de considerar seus projetos com olhos críticos, indo ao extremo de apontar defeitos que um visitante possa não notar.
E mais, seu trabalho pode ser loucamente impossível de classificar. Dois edifícios de Toyo Ito nunca se assemelham. Não existe um estilo unificado de estética, nenhum manifestação antecipada. Você nunca sabe com certeza o que Toyo Ito vai fazer na próxima vez, o que pode ser eletrizante para arquitetos, mas não para clientes com nervos de aço - uma razão a mais, talvez, para explicar por que seu trabalho não é mais conhecido.

O que seus edifícios realmente mostram é uma desconstrução de fórmulas simplistas. Sua carreira pode ser lida como um desafio de toda uma vida para encontrar um equilíbrio preciso entre valores semelhantes opostos — indivíduo e comunidade, máquina e natureza, macho e fêmea, fantasias utópicas e dura realidade.

A habilidade para encontrar esses equilíbrios de forma consistente fez de Toyo Ito um dos nossos grandes poetas urbanos, alguém que foi capaz de cristalizar, através da arquitetura, as tensões que ficam sepultadas no coração da sociedade contemporânea. Seu trabalho se torna especialmente notável nos dias atuais em que a maior parte do mundo vai de um extremismo a outro.

Toyo Ito, que nasceu em 1941, começou a sua carreira num momento crítico da arquitetura japonesa. Como um simples estudante na década de 1960, ele acompanhou a onda de modernistas como Kenzo Tange enquanto eles reconstruíam a confiança cultural do país depois da devastação da Segunda Guerra Mundial. Seu primeiro emprego foi no escritório de Kiyonori Kikutake, fundador do Movimento Metabolista, que acenou para estruturas flexíveis gigantescas que poderiam se adaptar a uma sociedade em fluxo constante. Esse trabalho projetou Kikutake e seus seguidores como figuras proeminentes na vanguarda internacional.

Mas aquela década de otimismo cultural teve vida curta. Por ocasião da Osaka Expo de 1970, que serviu de cenário para os maiores talentos da arquitetura do Japão, o Metabolismo já havia sido reduzido a um nada, a agenda social do movimento foi extraída de seu significado original.

“Os grandes conceitos são drenados do idealismo”, contou-me Toyo Ito enquanto viajávamos num trem-bala pelo interior japonês para visitar uma de suas edificações. “Era muito frustrante para a nova geração. Ficou muito difícil ter uma esperança vigorosa sobre o futuro”.

A crise de fé — a repentina desconfiança com a falta de poder dos arquitetos, senão da própria arquitetura, — seria ainda acompanhada de uma prolongada recessão econômica, que significou o fim daqueles grandes contratos públicos possíveis para muitos arquitetos depois da Segunda Guerra.


Nota do Correio da Lapa:
Mais informação sobre o teatro Taichung, ver no seguinte endereço: http://www.arcspace.com/architects/ito/taichung/taichung.html