quinta-feira, 25 de junho de 2009

Morre Farrah Fawcett aos 62 anos, de câncer


A atriz Farrah Fawcett morreu nesta quinta-feira, aos 62 anos, de câncer, em Santa Monica, na Grande Los Angeles, Califórnia. A atriz estava hospitalizada desde o começo da semana. A doença foi descoberta em 2006.

Nascida no Texas, Farrah Fawcett tornou-se famosa na TV , na década de 70, ao participar da série As Panteras, no papel da detetive loura. Apesar de ser tratada como a estrela do seriado, abandonou-o ao fim da temporada, o que lhe custou ação judicial movida pelos produtores por quebra de contrato. Para evitar uma indenização, Fawcett aceitou um acordo para aparecer em três episódios anuais por 3 temporadas da série.

O pôster que lançou, pouco antes da estreia do seriado, no qual aparece em um maiô vermelho, vendeu sete milhões de cópias nos primeiros meses. Em 2 de dezembro de 1995, Farrah Fawcett posou para a revista Playboy - até hoje como o segundo recorde de vendas, com 1 351 100 exemplares.

Farrah Fawcett foi casada com Lee Majors, da série O Homem Biônico. Nessa altura adotava o nome de Farrah Fawcett-Majors. Depois de se separar de Lee Majors, Farrah teve um romance com o ator Ryan O'Neal que durou 17 anos e com quem teve um filho. Esse caso fez com que Ryan tivesse um sério atrito com sua filha atriz Tatum O'Neal, que não aceitou essa relação.

A atriz lutava contra um câncer desde setembro de 2006. Em outubro do mesmo ano, Farrah se submeteu a uma cirurgia para retirar um tumor do intestino grosso e fez sessões de quimioterapia e radioterapia durante seis semanas. Quatro meses depois, a atriz recebeu um diagnóstico de que estava curada. No entanto, em maio de 2007, ela anunciou que o tumor havia voltado.

Nascida no Texas em 2 de fevereiro de 1947, Farrah, cujo nome verdadeiro é Mary Farrah Leni Fawcett, estudou microbologia na Universidade do Texas, mas sempre quis ser atriz. Estreou na televisão em 1965 na série Jeannie é um Gênio. Nos anos seguintes, participou de The Flying Nun (1967) e The Partridge Family (1970). O grande sucesso veio após ser convidada pelo produtor Aaron Spelling para atuar no seriado As Panteras (Charlie Angel's), em 1976, ao lado de Kate Jackson e Jaclyn Smith.