quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Arte da cubana Tania Bruguera: despolitizar geral

Artista cubana com coca na Colômbia: será que esses dólares vão servir para comprar uma pistola e matar colega artista, tirar um trabalhador rural de sua terra ou fechar contrato com um político corrupto?


peso da culpa

Em Havana, um minuto no microfone pra todo mundo falar: todo mundo pediu liberdade

A artista das performances sobre poder vive na ponte aérea Chicago-Havana, onde também enfrenta alguma incompreensão. Numa performance este ano em Havana, ela deu um minuto para cada participante falar; todo mundo pediu democracia e liberdade. A imprensa oficial comunista caiu de pau. Mas a artista goza de prestígio mesmo entre os velhos comunistas um tanto irritados. La Bruguera não alivia.

Performance na Colômbia, na Universidad Nacional em agosto de 2009.
Foto: Célula urbana

Despolitizar os politicos

Perfomance de Tania Bruguera dias atrás na Colômbia: segue trecho de um relato assinado por Miguel López no site "esferapublica", aqui numa extração randômica a partir de sugestão de leitor internauta-plástico ao Correio da Lapa:

(...) La primera reacción fue de una activista, periodista, artista colombiana, quien tomó el micrófono para comentar lo “absolutamente ofendida” que estaba con la acción de Tania
Bruguera.

No era una ofensa por la presencia de la coca, como señalaba visiblemente molesta y con la voz alzada, sino por ese “E! True Hollywood Story”, en el cual la performance de Tania comenzaba cuando sus “dólares” empezaban a circular por tierras colombianas y donde ella, desde un avión rumbo a “Miami” bebiendo un mojito, no sabría nunca si esos “dólares” iban a servir para comprar una pistola para matar a un amigo artista, para desplazar un campesino, para concretar un negocio de un político corrupto (...)

Experiência com poder a cavalo, em vídeo




Braque dizia: arte é emoção sob controle


Tania Bruguera, sem perder o controle, mexe com os podres poderes, mas será que estes ovos mexidos vão manter o controle de suas próprias inseguranças políticas?

Tania Bruguera na capital de sua Cuba querida

Tania Bruguera nasceu em 1968, em Havana, e produz instalações, videos e performances. Estudou no Instituto Superior de Arte, em Havana, e na escola do Art Institute of Chicago. Bruguera toca nas questão contemporânea do poder e suas linguagens de controle.

Tania Bruguera fundou e é a diretora do programa conhecido como Arte de Conducta (ou arte da atitude ou arte do comportamento), que tem o patrocínio do Instituto Superior de Arte de Cuba. Ela também é professora assistente do Departamento de Artes Visuais da University of Chicago.

Em fins de março deste 2009, fez a performance do microfone a um minuto em Havana. Entre as pessoas que pediram democracia e liberdade, estava a premiada blogueira da Ilha da Repressão, Yoani Sanchez. A ação desta foi considerada pelo governo como "anticultural" e "oportunismo vergonhoso que ofendeu artistas cubanos e estrangeiros que vieram a Cuba emprestar solidariedade"... Yoani é chamada pelo governo de Havana de "dissidente profissional".

Cuba é um dos poucos países que reprimem não a internet em si, mas o próprio acesso à internet.

Tania Bruguera representou Cuba na 23ª Bienal de São Paulo nos anos 90. Ela já participou da Documenta na Alemanha e de outras bienais como a de Veneza, Johannesburgo, Xangai, Havana e Santa Fe, nos EUA.

Correio da Lapa
Por Alfredo Herkenhoff com extrações da internet