quarta-feira, 8 de julho de 2009

Amor & Dante Alighieri

Já o luminoso céu, girando sobre si mesmo, tinha voltado nove vezes ao mesmo ponto, quando vi pela primeira vez a gloriosa dama dos meus pensamentos, a quem muitos chamavam Beatriz, na ignorância do seu verdadeiro nome.
Dante Alighieri


Ao vê-la, não pude deixar de tremer e de murmurar para mim mesmo: eis um Deus mais forte do que eu, que chegou para me dominar.
Dante Alighieri


Infantil, punha-me a procurá-la; e via-a com um aspecto tão digno e tão nobre, que não podia deixar de lhe aplicar as palavras imortais de Homero: «Não é a filha de um mortal, mas sim de um Deus».
Dante Alighieri


Ao entrar na rua onde eu, receoso, me encontrava, Beatriz virou-se para mim, e com inigualável amabilidade, saudou-me, o que me transportou aos confins da felicidade.
Dante Alighieri


As suas primeiras palavras causaram-me tal êxtase que, como embriagado, me afastei logo das gentes, para a solidão do meu quarto, para aí pensar na delicadíssima dama que me saudara.
Dante Alighieri