segunda-feira, 23 de março de 2009

Futebol e remo: o domingo foi do Vasco, do Vascão



Vasco lota o Maracanã e derrota o Flamengo no clássico das cinco expulsões


...

Vitória vascaína também na água. E o novo ônibus do Flamengo, criado com ajuda da torcida, criado graças a um acordo de comodato com a WolksWagen, foi apresentado no meio da semana, mas nem deu as caras no Maracanã. Será que o pneu furou? Não tinha estepe? O motor falhou? O conjunto da obra é a explicação, mais uma vez e sempre uma explicação poética..
.

No Clássico dos Milhões deste 22 de março de 2009, com cinco expulsões, o Vasco derrotou o Flamengo por 2 a 0, com gols de Elton e Jéferson. O jogo foi equilibrado taticamente, mas o Mengão está em crise interna. É ano de eleição na Gávea. Falta dinheiro. Investidores arredios. Crise internacional e crise em casa. O técnico Cuca parece não ter mais energia para motivar o time em momentos decisivos. O Flamengo não depende nem mais só de si próprio para conquistar algo inédito: ser tricampeão pela quinta vez. Hoje só o rubro-negro é tetratricampeão do Carioca ou Estadual, que os nomes mudam, mas a história é cronológica.

Ficha técnica:

V
asco: Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Nílton, Carlos Alberto e Jéferson (Edu Pina); Alex Teixeira (Rodrigo Pimpão) e Élton (Léo Lima). Flamengo: Bruno, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Aírton (Éverton); Éverton Silva, Willians, Leonardo Moura, Ibson e Juan; Josiel (Obina) e Zé Roberto (Kléberson). Juiz: Luiz Antonio da Silva Santos. Cartões amarelos: Carlos Alberto, Ramon, Titi, Nilton, Jéferson, Pimpão, Elton, Willians, Aírton, Ronaldo Angelim e Fábio Luciano. Cartões vermelhos: Willians, Carlos Alberto, Leonardo Moura, Ramon e Titi. Renda: R$1.213.044. Público pagante: 69.648. Público real? 80 mil almas nas arquibancadas e milhões de almas espalhadas por toda parte, incluindo almas penadas...

Derrotas no mar e na Lagoa e também para o Vasco

Noutra disputa equilibrada do domingo, o Vasco derrotou o Flamengo na Primeira Regata do Estadual de Remo (o de número 112 na história), com 90 pontos. O Flamengo acumulou 79, e o Botafogo, 53. Ainda pontuaram Escola Naval, 6, Guanabara, 3, e Piraquê, 2. A próxima disputa será em 19 de abril, que também é o Dia do Índio e é o aniversário - 68 anos de idade - do cantor Roberto Carlos. A propósito, o Rei vai se apresentar no Parabéns em sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim. O show marca o incio de uma tournée ao logo de 365 dias, no Brasil e no exterior, pelos 50 anos de carreira do mais romântico e mais querido cantor.

O Flamengo também perdeu na 1ª Regata feminina do Estadual, e também para o Vasco. A prova foi marcada pela homenagem à remadora Priscila da Silva Souza, assassinada em dezembro passado no Parque da Cidade, no alto da Gávea, e ainda estuprada por um maníaco já preso. Nessa primeira regata, na manhã deste mesmo domingo 22 de março, nas raias da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Vasco conquistou o Troféu da 1ª das oito etapas com 90 pontos. O Flamengo somou 79, ficando o Botafogo em terceiro, com 53 pontos. O Campeonato terminou empatado em 70 a 70. Na vitória do Vasco, atuação marcante de Camila Carvalho e Gibran Vieira. O Flamengo ganhou pelo menos a prova mais tradicional: Oito Com, sob o comando do timoneiro Maurício Abreu.

O sofrimento em São Januário vem daqui a um mês...
O sofrimento de Cuca só é menor do que o da torcida

Não resta dúvida; o Vasco está bem forte nesse segundo turno do futebol. O sofrimento vai começar a doer, com muita emoção, daqui a mais ou menos um mês, quando o futebol de São Januário estiver disputando o Plano B do Campeonato Brasileiro.

Kleber Leite, o vice que manda em tudo na Gávea, diz que Cuca está forte. Os jogadores dão apoio ao treinador. Mas com tanto elogio assim, e com o Maracanã registrando coisa rara: uma torcida do Vasco maior do que a rubro-negra, fica claro: é o contrário do que se diz, o contrário do que se ouve. O treinador está na alça de mira da demissão. Veja o apelido: "Cuca". Articule os dois fonemas, note que, entre palavrões, a criatividade do torcedor apaixonado viaja na maionese: Cuca já está parecendo um Bun-dão, lon-ge dos corações da massa do Mais Querido. Não se trata de nada pessoal. É fenômeno mesmo.
Mas se o Flamengo vencer as próximas quatro partidas, e se disputar a final da Taça Rio, e se vencer, e se quem sabe dobrar na decisão o Botafogo, aí sim , se tudo isso rolar, será pentatricanmpeão... Mas, até lá, essas palavras: "se, se, se, se, se" já estarão envelhecidas. E a alegria espalhada por este blogue jornal Correio da Lapa, editado por um torcedor "moderamente Mengão", será muito maior do que a vergonha de, neste 23 de março de 2009, manhã de mais uma segunda-feira, de ter escrito essas linhas estimando que a segunda passagem de Cuca, à frente do elenco, está chegando ao fim.
Parabéns Vasco! Parabéns torcedores do Vasco! Parabéns atletas do Vasco!
Em nome pessoal pelo Manto Sagrado
Alfredo Herkenhoff