segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Belchior, novas músicas, nova mulher e velhos problemas


Belchior se nega a falar no Uruguai sobre atraso de pagamento de pensão e de processo movido por ex-mulher. Seria o Uruguai um refúgio contra os riscos de prisão por P.A.? Ao Fantástico, músico também não falou sobre outras supostas dívidas

O músico Belchior, cujo desaparecimento virou notícia nesta semana na imprensa brasileira e mundial, está vivendo em San Gregorio de Polanco, no Uruguai. A edição online do jornal uruguaio El País foi quem primeiro noticiou o paradeiro do cantor, embora a descoberta já tivesse sido feita pelo Fantástico, que exibiu uma entrevista no domingo.

Depois de uma semana de especulações – geradas pela reportagem que o programa exibiu no domingo anterior, em que amigos e parentes davam pela falta do cantor – a equipe do Fantástico encontrou Belchior numa pousada. Depois de uma longa negociação com sua atual companheira, Edna Assunção de Araújo, o compositor decidiu conversar com os jornalistas.

À noite, na área externa da cabana onde está morando, alegou não estar desaparecido, dizendo que vive em São Paulo, mas que vai ao Uruguai com frequência.

– Nas últimas semanas eu estava aqui, é a segunda vez que venho de lá para cá, estou fazendo um trabalho muito especial aqui – explicou o cantor.

Bem-humorado, diz que está traduzindo suas canções

Isolado, ele disse que está compondo para um novo disco, que deve chegar ao mercado no começo do próximo ano. Mas que atualmente está trabalhando na tradução de sua obra para o espanhol, pois pretende lançar uma coletânea bilíngue para breve.

– Tenho uma ligação muito grande com a América Latina. Eu sou apenas um rapaz latino-americano – disse, brincando com o verso de uma de suas canções mais famosas.

Mas o bom humor acaba quando questionado sobre o motivo de seu exílio voluntário e repentino. Os veículos abandonados que acumulam dívidas de estacionamento, o apartamento deixado as pressas e o processo que sua ex-mulher move por conta de pensões atrasadas são assuntos que Belchior preferiu não falar.

– Eu não vou responder. Eu não tenho menor interesse na vida privada de nenhuma pessoa, sabe? Nada, em nada – rebateu.

Ao saber de movimentos virtuais que pedem seu retorno ao Brasil, Belchior disse estar feliz por se sentir amado e requisitado. Reforçou também que a comoção terá sucesso. Aproveitou para mandar abraços aos filhos e reacendeu a esperança dos fãs de vê-lo sobre o palco novamente:

– Assim que terminar esse trabalho aqui, com certeza eu vou de volta pra minha cidade amada, pra os lugares mais queridos do Brasil, vou fazer show, vou lançar um disco com canções novas, e eu tenho certeza que vai ser simplesmente a continuidade do amor que o povo do Brasil sabe que eu tenho por ele, sabe? Eu tenho o maior carinho, o maior amor, por todas as pessoas que têm como seu trabalho fundamental o exercício da palavra cantada, sabe?

Fonte; Estadão