sexta-feira, 12 de março de 2010

Cabral iria a 2º turno com Garotinho e Gabeira

CORREIO DO BRASIL

Pesquisa mostra evolução das eleições no Rio para um segundo turno

O bispo Crivella é forte candidato ao Senado

Ex-prefeito do Rio e possível candidato a uma vaga no Senado, o economista Cesar Maia (DEM) divulgou, nesta quinta-feira, resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto GPP, no qual atua, no qual o segundo turno é uma possibilidade real no cenário político do Estado do Rio. Segundo o estudo, "a soma de (Anthony) Garotinho e (Fernando) Gabeira é maior do que a de (Sérgio) Cabral, que está na frente".

"A intenção de voto espontânea para governador dá a Cabral menos da metade do que tem na induzida. É um resultado muito ruim. Em outros estados, os governadores na espontânea têm pelo menos 70% dos votos que têm na induzida. Garotinho e Gabeira vêm empatados na espontânea. Na pesquisa de intenção de voto induzida, Cabral lidera na faixa dos 35%, Garotinho tem 25%, e Gabeira está próximo a 20%", acrescentou.

A avaliação de Cabral, segundo Maia, está na faixa de 40% de ótimo e bom. "Mas um dado importante: são 55% os que querem mudar o governo e 40% os que querem continuidade", acrescentou.

No cenário nacional, de acordo com a pesquisa de Cesar Maia, "Dilma se aproximou de Serra e estão em empate técnico. Serra abre no Interior e empata na capital e municípios metropolitanos. Num segundo turno Serra vence na margem (de erro)".

Na eleição para Senador tanto no primeiro como nos dois votos, Crivella e Cesar Maia lideram, com vantagem para Crivella, dentro da margem de erro. Na alternativa com Benedita ela tem performance melhor do que na alternativa com Lindberg: praticamente o dobro.

Ainda segundo a pesquisa, Lula atingiu seu melhor momento na avaliação ótimo+bom no Estado do Rio: cerca de 75%.