sexta-feira, 5 de junho de 2009

Obama e Fernando Henrique Cardoso, agendas


Obama melhora imagem dos EUA no mundo, informa pesquisa

Obama defendeu na Universidade do Cairo um novo relacionamento entre os Estados Unidos e a países muçulmanos
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, melhorou em seis pontos percentuais a imagem do seu país no exterior desde que foi eleito, em novembro, segundo uma pesquisa em 22 países divulgada na quinta-feira. Agora, 42% das pessoas entrevistadas têm uma opinião favorável sobre os EUA.

O chefe da Casa Branca em lua de mel com o Mundo

Em março, uma pesquisa Ipsos em seis países árabes mostrou que 48% dos 7.000 entrevistados tinham uma visão favorável de Obama, e 33% tinham uma visão favorável dos EUA.

Clifford Young, do instituto Ipsos Global Public Affairs, disse que "uma melhora de seis pontos (na imagem dos EUA) em seis meses em nível global é bastante significativa".

– Estamos vendo um efeito lua-de-mel. Não significa necessariamente que irá declinar, significa que terá de ser reforçado com ações concretas – disse.

Os 22 países incluídos na pesquisa representam 75% do PIB global --EUA, Canadá, Brasil, México, Argentina, Coreia do Sul, China, Japão, Austrália, Índia, Rússia, República Checa, Polônia, Turquia, Suécia, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha, França, Espanha e Grã-Bretanha.
As entrevistas foram feitas pela internet, após avaliação dos entrevistados e distribuição segundo idade, gênero, educação e outros fatores. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.


Justiça chama FHC para depor em defesa de Jefferson no caso mensalão
Ex-presidente da República, o tucano Fernando Henrique Cardoso foi chamado a depor, pelo juiz federal Márcio Catapani, como testemunha de defesa do ex-deputado federal Roberto Jefferson, réu no caso do suposto esquema de pagamento a deputados para aprovação de projetos do governo, conhecido como mensalão.

A fonte do conteúdo acima é o jornal diário Correio do Brasil (com agência Reuters), editado por Gilberto de Souza; endereço>
correiodobrasil.com.br