quinta-feira, 24 de março de 2011

Coluna dos nossos dias (2) de Liz Taylor, Picasso, Obama, Carla Bruni, Laura Pausini e Anna Tatangelo

Descobertas 271 obras inéditas de Picasso

Stefano Montefiori, do jornal Corriere della Sera, mostrou dias atrás uma história incrível que rola há tempos nos tribunais franceses. O eletricista da mansão de Picasso, Pierre le Guennec (tem 71 anos de idade) e sua mulher Danièlle, apresentando em juízo, em Paris, 271 obras de Picasso, avaliadas em 120 milhões de euros. Tudo presente que o casal ganhou do autor de Guernica.. A família de Picasso, representada pelo filho Claudio Picasso, grita ladrão. A maioria das obras doadas é de desenhos sem assinatura. Mas parece não pairar dúvida sobre a autenticidade, que ainda precisa ser formalizada. Estranho que o tema, salvo engano, ainda não tinha chegado à imprensa brasileira com a devida pompa.

Claudio Picasso diz que seu pai era generoso sim, mas jamais doaria tantas obras a uma única pessoa e quase desconhecida, e mais, sem assiná-las. Sim, todo mundo sabe que o artista era generoso, doava desenhos e vasos a pessoas que às vezes acabara de conhecer, gente anônima até num restaurante ou noutro lugar público qualquer.

Resta saber agora se Pierre Le Guennec vai ficar rico com o que retirou do fundo de sua garagem ou se vai parar de vez na cadeia.

O preço da pintura de Picasso,
Jasper Johns, Tarsila... Do Oiapoque de Vic
Muniz ao Chuí de Beatriz...


E falando em obra de arte, a tela Abaporu, de Tarsila do Amaral, comprada 15 anos atrás por 1,5 milhão de dólares, hoje deve valer algo perto da faixa dos dez milhões. Uns poucos anos depois de o banqueiro argentino Constantini ter comprado a tela, uma outra de Tarsila, intitulada Favela (Coleção Fadel), bateu na casa dos 2 milhões de dólares. Abaporu começa a receber visita hoje na exposição armada pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do planalto.

A propósito, é de Picasso a obra negociada pelo preço mais caro até hoje no mundo. Desnudo, hojas verdes y busto, ou Nu, Folhas Verdes e busto, foi vendida há alguns anos por quase 107 milhões de dólares. A obra mede 1.62 m por 1.30 de altura, é retrato de Marie-Thérèse Walter, amante do pintor em fins dos anos 20.





False Start, tela do 1955 ,do pintor Jasper Johns (foto à dieita), foi arrematada por 80 milhões de dólares. O que dá ao americano o status de artista vivo mais caro do mundo. Aliás, por vendas anteriores ele já tinha esse status, obras como Flag, de 1954, e outras de fins dos anos 50 também da série de bandeiras norte-americanas.


A artista – mulher - com o mesmo status de ser a mais cara viva é a sul-africana Marlene Dumas. Sua tela The Visitor, de 1995 (foto abaixo), foi vendida num leilão por 6.3 milhões de dólares. Dumas vive na Holanda e também é professora de arte. Tem apenas 57 anos de idade.



No Brasil, os artistas vivos mais caros são Vic Muniz e Beatriz Milhazes. Ele é de Sampa, ela carioca da gema. Ele vive mais em NY. Ela, por aqui mesmo. Valores das obras de Muniz e Milhazes? Pegadinha... Deixo para outro dia... Mas para ambos... Parabéns!

Dame Elizabeth Taylor

Elizabeth Taylor, a última diva e a mais linda de Hollywood, se viva fosse, seria mais de 20 anos mais velha do que eu, que apenas a vi dezenas de vezes no caminho da sétima arte, e em alguns momentos vislumbrei que ela foi um contraponto de outra figura legendária, Marilyn Monroe, que se foi na flor do tempo e nos deixou com a marca eterna da sua beleza, para sempre 20 anos mais nova do que eu.

Dame Elizabeth Taylor nos deu lição de humanidade: gostava de atuar porque amava o cinema e o teatro, gostava de homem porque gostava de ser mulher. Cinefilia à parte, quem quiser ver uma riquíssima sequência cronológica de sua vida, em fotografias, basta clicar no link que ora transcrevo, captado no site da CNN... Ei-lo:

http://www.cnn.com/interactive/2011/03/entertainment/hires.liz.taylor/index.html?hpt=C2


Obama nas Baixuras

Os falcões republicanos já estão costurando precocemente um clichê: a de que Barack Obama, diante da primeira crise internacional, na Líbia em meio à avalanche de revoluções populares, está dando sinais de ser tão leniente, fraquinho, quanto o ex-presidente democrata Jimmy Carter, humilhado anos a fio pelo Irã dos aiatolás e seus estudantes seqüestradores. Aqui na Terra Brasilis, os detratores de Obama, antes de qualquer crise, se socorreram da sonoridade do seu primeiro nome para chamá-lo de Barata Obama desde quando ele estava em campanha contra George Bush.


Berslusconi, mulheres, Sarkozy, coisas da Líbia

A Itália discute quem é a misteriosa Nadia Macri, que surgiu no Facebook, entre fotos tipicas de uma modelo. Tem 27 anos e parece normal para a sua idade, gosta de coisas como qualquer gata virtual. Em Parma, de onde seria, ninguém a conhece. Seus 70 facefriends não levam a nada, quase nenhuma pista, Mas em Roma, todos os caminhos femininos levam a Silvio Berlusconi.

Na disputa atávica entre italianos e franceses, o presidente Sarkozi, baixinho, bem mais baixo de que sua primeira dama Carla Bruni, é chamado ora de Nanoleone, ora de Naponídeo, ambos apelidos remetendo ao seu orgulho imperial que estava apenas adormecido.

Carla Bruni despertando curiosidade: qual a sua opinião sobre a guerra pelo urânio empobrecido de Kadafi?

Berlusconi, outrora valorizado com o título de Cavaliere, agora é chamado por muitos de Il Banana, com duplo sentido, fálico e mole.

Ainda nada resolvido com relação à Otan, se vai comandar em nome de Obama as tropas contra Kadafi, ou se andará atrás das decisões da aliança triplice Roma, Paris e Londres. Os blindados e a artilharia de Kadafi demandam desembarque terrestre. Mas Obama não pode sair do muro simbólico, muro dos traumas do Iraque e Afeganistão.

Sarkozy e Berlusconi, que tanto paparicaram Kadafi naquelas visitas oficiais - o coronel com uniformes extravagantes, estilo do cantor Falcão do Ceará passando tropas francesas e italianas em revista... Ora, tem cunho pessoal sim nessa expedição franco-italiana, como havia em Bush Filho querendo vingar o Bush Pai desempregado diante do ditador Saddam Hussein de rifle em punho.

Guerra de estrelas pelos seios mais lindos

Laura Pausini, bela voz, repertório um tanto errático, entre o belo e o brega, entrou numa polêmica sobre os seus seios naturais comparados aos turbinados siliconadamente de outra cantora, a nova diva Anna Tatangelo (foto), vencedora do Festival de San Remo de 2011. Anna, outra maravilhosa voz, também entre o belo e o brega... Itália, paese del bel canto... Tem youtube dela aqui hoje... a canção Bastardo, choro, imprecações de uma mulher com raiva e apaixonada... .. Lo sai que sono bella piu di te...




Jornalismo Brasileiro

O colega jornalista Romildo Guerrante envia mensagem: Blog é tão divertido quanto Facebook, mas dá mais trabalho e é muito melhor. Blog preserva, FB pulveriza. Romildo está expondo com um amigo dezenas de fotografias sobre o Rio Paraíba do Sul no saguão de entrada da Alerj, Palácio Tiradentes, Praça 15. Imperdível.

O colega Fritz Utzéri, que foi nosso chefe no extinto Jornal do Brasil e que hoje enfrenta com galhardia um câncer antipático, linfático, está a mil, returbinando seu blog. Detalhes nos próximos dias.

Agora que se dá como favas contadas o fim da era dos jornais impressos, coisa para ser concluída em menos de duas décadas, uma constatação curiosa. Hoje no jornal O Globo todas as seções (editorias) são chefiadas por mulheres. Apenas fogem a esta regra feminina a editoria de Esporte e a de Carro.

Ainda a novela Adriano Imperador

Ainda nada resolvido sobre o destino de Adriano Imperador. Ronaldo Fenômeno botou no Twitter que tinha uma notícia maravilhosa que não podia revelar por enquanto. Todo mundo entendeu que o Corinthians tinha levado a melhor derrotando o Flamengo nas negociações. Mas Adriano, na xepa, para onde vai? O Parque São Jorge não confirmou nada oficialmente, mas parece que é pra lá mesmo que vai.

Humilhação de três grandes técnicos no futebol brasileiro

Wanderley Luxemburgo não quer Adriano, mas se ele for para o Flamengo, o técnico vai ter de engolir.

Joel Santana saiu do Botafogo, campeão do primeiro turno e líder na tabela.

Muricy, que rejeitou apelo de Ricardo Teixeira e recusou convite da Seleção para dirigir o Fluminense, deu o título nacional para as Laranjeiras, mas saiu de repente, com o time em apuros, ferrado no meio da Libertadores. O Fluminense perdia ontem à noite aqui no Rio de Janeiro, por 2 a 1 e, em cinco minutos antológicos, no fim da partida, virou o placar para 3 a 2 sobre o América do México. O Fluminense lembrou a façanha de 2009, quando o matemático de O Globo dava 99,9% de chances para que o tricolor fosse rebaixado à segunda divisão. Mas o Flu ficou na primeira e é o campeão brasileiro. Depois de ontem, o atual campeão é de novo candidato a ganhar o torneio continental.

E os três técnicos? Ora, dinheiro, humilhação, que diferença faz?

Por Alfredo Herkenhoff
Rio de Janeiro, Correio da Lapa