segunda-feira, 6 de julho de 2009

Zeca Pagodinho e o blog do Noblat. Coluna 2/7

Você acha que Zeca Pagodinho, que gosta de cantar, mas tem preguiça de compor, perde tempo buscando sínteses verbais com 140 caracteres no máximo? Mas o sambista é um twitter.

O ghost twitter tanto pode ser um sofisticado assessor de imprensa, contribuindo para catapultar ou preservar a imagem de uma instituição, pessoa física ou jurídica, como pode ser um simples estagiário que sonhava com o diploma e agora ajuda a alimentar, em tempo real, a figura de um jornalista já alçado à condição de estrela no mercado das fontes das notícias.


Blog do Noblat
BlogdoNoblatAin't Nobody Home - por B.B. King e D'Angelo http://bit.ly/1afz7g 9 minutes ago from O Globo


Assim como Zeca Pagodinho não parece ser do ramo, noutra extremidade, o Ricardo Noblat, cujo blog é uma sensação, pela rapidez, qualidade e força no ato de noticiar as novidades cotidianas, também já é um dependente desta forma twitter de divulgação.

Neste fim de semana de crise em Honduras, por exemplo, em tempo real, o twitter Noblat não parou nunca, como se o jornalista estivesse teclando 24 horas por dia, dias a fio. Claro, o blog do Noblat é uma equipe por trás. É um coletivo, confirmando a glosa desta crônica-crítica, cuja abertura não passa de uma clonagem criativa de um poema renascentista de John Donne: nenhum homem é uma ilha por si só...

Por Alfredo Herkenhoff
continua