quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cúpula do Bric: Brasil, Rússia, Índia e China planejam ações


“Um bebê acaba de nascer”

Brasil, Rússia, Índia e China planejam atuar juntos na reforma financeira internacional

Deu no jornal gaúcho Zero hora nesta quarta-feira, 17 de junho de 2009

Líderes dos gigantes emergentes Brasil, Rússia, Índia e China deram ontem o primeiro passo para reivindicar mais poder nas decisões econômicas globais. Ao final da primeira reunião de cúpula do grupo Bric – sigla formada pelas iniciais dos quatro integrantes –, comunicaram que vão atuar de forma coordenada na reforma do sistema financeiro internacional.

– Um bebê acaba de nascer, mas ainda está no berço – definiu o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov.

Reunidos em Ekaterimburgo, a 1.420 quilômetros a leste de Moscou, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dmitry Medvedev, da Rússia, Hu Jintao, da China, mais o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, defenderam uma maior “diversificação do sistema mundial de divisas”.

Traduzido, isso significa que os líderes emergentes querem fortalecer suas próprias moedas frente ao dólar para transformá-las em potenciais reservas de valor global. Existe a expectativa de que os países do Bric se tornem grandes compradores dos primeiros bônus que o Fundo Monetário Internacional se prepara para emitir, contribuindo para o reforço de US$ 1,1 trilhão destinado à ajuda para as nações mais pobres. Como contrapartida, cobrarão mais poder de decisão.

– As atuais divisas de reserva, acima de tudo a principal, o dólar, não cumpriram suas funções – resumiu o anfitrião Medvedev, ao considerar “histórica” a primeira reunião do grupo.

O presidente Lula afirmou que os países do Bric “estarão na linha de frente na retomada da atividade econômica mundial”: Reunião de cúpula foi considerada “histórica”, e um novo encontro dos quatro países foi marcado para 2010, no Brasil

– Esta crise exige um pouco mais de ousadia para que discutamos o papel das organizações internacionais e dos (países do) Bric.

Ficou decidido que haverá encontros anuais de cúpula, e o de 2010 já ficou marcado para ser realizado no Brasil.