sexta-feira, 6 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER? NADA DISSO

Dia Internacional da Mulher é todo dia, todo dia é dia delas e deles. Neste domingo, 8 de março de 2009, por exemplo, o cantor e compositor lapiano Beto Monteiro faz aniversário, aproximando-se perigosamente dos 60 anos de idade (reportagem ao lado, na faixa azul à direita deste Correio da Lapa). Onde está o devido apoio ao velho malandro que tanto canta o bairro boêmio? Onde, a sensibilidade do mercado fonográfico sob pressão de TV, net e pirataria?


Dias de gurufim? Dias de festa no terreiro? Hora de arregaçar as mangas? Vamos então encarar novidades, lembranças, imagens, homenagens, todas democráticas, contemplando homens e mulheres. Sim, porque todo 8 de março é uma eternidade.


Andaram reclamando que as postagens do Correio da Lapa estão muito extensas, que quase ninguém mais tem paciência para ler mais de uma página, mas não é nada disso. Há textos longos em toda parte, no jornal TheNew York Times e na internet. O Dicionário Houaiss, por exemplo, ou uma única frase? Qual a diferença no computador? Nenhuma. O peso de ambos é zero. (E quem não concordar, um aviso: agora está mais fácil postar comentários neste blogue jornal delirante e sentimental)


Quem tem medo de livro grosso não encara nem livro fino. Pois então lá vai um bombardeio de todo tipo de "kaibaite". Uma colher de chá é um sumário: um aviso prévio: nomes e fotografias, novas e antigas, envolvidos nas leituras da próxima meia hora, se espalham de forma meio desorganizada por este Correio da Lapa, englobando, entre outros:


Carmen Costa, Claudio Jorge, Zilmar Basílio, Beto Monteiro, Maria Rita, Cléria Delecrétaz, Bebel Gilberto, Cícero, Paiva, Ana Maria Tornaghi, Chico da Curimba, Alvaro Costa e Silva, o Marechal, Tulio Cordeiro, Marceu Vieira, Alfredinho Bip Bip, Biza Vianna, Zózimo Bubul, Mila Chaseliov, Claudinho Guimaraes, Kelson Montagna, Carmen Miranda, Preta Gil, Tania Machado, João Nogueira, Cravo Albin, Leo Feijó, Evandro Lima, Haroldo Costa, Luiz Carlos da Villa, Jane, Mário Lago Filho, Rita Ferradaz, Vó Maria, Dorina e talvez muito mais, que o samba não se resume ao ritmo.


Boa Leitura e Saudações Rubro-Negras e Ecolibertárias, como gosta de dizer o ministro Carlos Minc!