sábado, 18 de julho de 2009

Merda de Artista: Piero Manzoni a 1 milhão de dólares


Piero Manzoni para além das famosas latinhas com o próprio cocô





Piero Manzoni nasceu em Soncino, Itália, em 13 de julho de 1933, e morreu de infarto do miocárdio em seu ateliê em Milão, em 6 de fevereiro de 1963. O artista se consagreou com suas obras conceituais, uma resposta direta ao trabalho de Yves Klein. Sua obra mais famosa é a polêmica "Merda de Artista", entre outras tantas que alcançam preço perto dos 2 milhões de dólares. A latinha tem sido leiloada por preços variando de 80 mil a 200 mil dólares cada.



Em suas pinturas Manzoni experimentou diversos pigmentos e materiais. Em uma obra ele utilizou tinta fosforescente e cloreto de cobalto, assim as cores variam ao longo do tempo. Entretanto, ele elaborou idéias menos comuns também. Entre elas, esculturas feitas de algodão branco, fibra de vidro, pêlo de coelho e pães falsos.


Em 1958 ele elaborou as “esculturas pneumáticas”, 45 balões. O comprador poderia também ter a expiração de Manzoni dentro dos balões. Ele também tentou criar um animal mecânico como uma escultura móvel, utilizando energia solar como fonte de energia. Em 1960 ele criou uma esfera que era sustentada por um jato de ar.




Em maio de 1961 Manzoni defecou em 90 pequenas latas e etiquetou-as com o texto Merde d'artista ("Merda de Artista"). Sendo esta sua obra mais famosa. Nos anos seguintes ele as distribuiu a várias coleções de arte por todo o mundo e angariou diversos prêmios. Muitas latas explodiram, resultado de corrosão e de gases em expansão.


Em 1960 Manzoni imprimiu suas impressões digitais em ovos cozidos. Ele permitiu que os espectadores comessem a exposição inteira em 70 minutos. Ele também começou a vender impressos de suas impressões digitais. Ele também designou algumas pessoas como sendo trabalhos de arte ambulantes, incluindo Umberto Eco. No mesmo ano ele realizou exposições de pessoas nuas com sua assinatura e ainda forneceu-lhes certificados de autenticidade. Ele também designou um pedestal de "pedestal mágico", e que quando as pessoas subissem elas se tornariam um trabalho de arte.

Bibliografia
R. Schumacher, “Italy in the Sixties- A Sketch” Arte Povera from the Goetz Collection (1997):
P. Manzoni, Piero Manzoni: Paintings, Reliefs, & Objects (London: Tate Gallery, 1974).

Site oficial do do artisa de Merde d'Artista (foto)


http://www.pieromanzoni.org/index_it.htm

Fonte: Wikipedia